(1,0)
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.O uso da creatina (Cr) para melhorar o desempenho esportivo tem mostrado resultados positivos. Os efeitos ergogênicos provocados pela suplementação de Cr sobre o ganho de massa muscular são atribuídos à maior atividade das células-satélites em consequência da elevação do fluxo sanguíneo, o qual favorece a presença de creatina total na membrana do músculo.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.Nos exercícios físicos de média e longa duração, os atletas que fazem uso da cafeína obtêm benefício ergogênico, pois ela é capaz de promover melhoria na eficiência metabólica dos sistemas energéticos durante o esforço, contribuindo para aumentar o desempenho.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.Para um atleta que participe de competições de ultrarresistência e queira melhorar seu desempenho, é correto recomendar o uso de suplementação de triglicerídios de cadeia alta (TCL) complementados com carboidratos, uma vez que a biodisponibilidade dos TCL é maior do que a dos ácidos graxos livres, proporcionando rapidamente energia para ser utilizada pelo organismo.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.Durante a realização de exercícios, a hidrólise dos triglicerídios endógenos aumenta progressivamente e sua taxa de oxidação é determinada pela demanda energética da célula, pela liberação dos adipócitos, pelo transporte até a mitocôndria e pela oxidação de outros substratos intracelulares, como a glicose.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.A necessidade energética nos treinamentos e competições requer que os jogadores de futebol, assim como os de futsal, tenham uma dieta balanceada, particularmente rica em proteínas, necessárias para o fortalecimento dos músculos das pernas.
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.Para um atleta que participe de competições de ultrarresistência e queira melhorar seu desempenho, é correto recomendar o uso de suplementação de triglicerídios de cadeia alta (TCL) complementados com carboidratos, uma vez que a biodisponibilidade dos TCL é maior do que a dos ácidos graxos livres, proporcionando rapidamente energia para ser utilizada pelo organismo
Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividadefísica, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamentoe aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.É indispensável ao desportista uma alimentação equilibrada antes, durante e após a atividade física. Dessa maneira, o uso de carboidratos (CHO) complexos e simples deve ocorrer até trinta minutos antes da atividade física, sendo aconselhável ingerir, para a reposição de glicose durante a prática esportiva, que contenham teor entre 10% e 20% de CHO. Após o exercício, é indicada a sacarose como repositor de glicogênio hepático.
Quanto à nutrição no exercício e no esporte, julgue os itens aseguir.Há evidências do efeito hormonal benéfico no treinamento físico, com favorecimento da síntese proteica e de tecido muscular, quando se aumenta a ingestão de carboidratos ou proteínas imediatamente após a sessão de treinamento de resistência.
Quanto à nutrição no exercício e no esporte, julgue os itens aseguir.A cafeína pode modular um efeito anticatabólico e estimular a síntese proteica, contrabalançando o desgaste muscular induzido pelos glicocorticoides liberados em exercícios de endurance de alta intensidade.
Quanto à nutrição no exercício e no esporte, julgue os itens aseguir.Em provas de curta duração e alta intensidade, que exigem fornecimento rápido de energia, esta é proporcionada quase que exclusivamente pelos fosfatos de alta energia armazenados na musculatura ativada pelo exercício.
Considerando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue o item subsecutivo.A energia necessária para a realização de atividades físicas provém majoritariamente da degradação de carboidratos e gorduras.
Recuperar senha