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Leia as afirmativas a seguir:I. Deve-se incentivar preparações com cereais integrais ou o uso de produtos feitos com farinha integral (pães, bolos etc.) na alimentação de pessoas idosas. Outros alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras) devem também ser utilizados no cardápio. II. Deve-se evitar estimar a necessidade energética do indivíduo ao planejar a alimentação do adolescente.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. É importante estabelecer horários regulares para as refeições, com intervalos para atender às peculiaridades da fisiologia digestiva da pessoa idosa, considerando que sua digestão é mais lenta. O ajuste dos horários de refeição contribui para garantir o fornecimento de nutrientes e energia, maior conforto e apetite para a pessoa idosa. II. O adolescente deve ser desestimulado a consumir macronutrientes, como as vitaminas e os sais minerais.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. A alimentação deve desconsiderar as necessidades alimentares especiais do indivíduo, sempre privilegiando o consumo excessivo de gorduras saturadas, sal e açúcar. II. Entende-se por alimentação adequada e saudável a prática alimentar inapropriada ao se considerar os aspectos biológicos e socioculturais dos indivíduos, bem como o uso insustentável do meio ambiente.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. Ao planejar a alimentação do adolescente, além da necessidade energética e de macronutrientes, deve-se evitar estimar as necessidades específicas de cada micronutriente, de forma a proporcionar uma nutrição pouco balanceada e inadequada. II. A alimentação inadequada na infância e na adolescência, além do estado nutricional, não pode comprometer a saúde ao longo da vida nem levar ao risco de surgimento de doenças crônicas, como hipertensão.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. O idoso, durante o dia, deve realizar no máximo duas refeições, evitando-se pequenos lanches. Essa distribuição estimula o funcionamento do intestino e evita que se coma fora de hora. II. A alimentação deve estar em desacordo com as necessidades de cada fase do curso da vida, devendo também desconsiderar as necessidades alimentares especiais do indivíduo.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. Quando a pessoa idosa apresentar limitações para mastigar e engolir, a forma de preparo, a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade que é levada à boca devem ser adaptados ao grau de limitação apresentado. II. É recomendável oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, em geral, também, uma alimentação colorida.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. O conceito de alimentação adequada refere-se à prática alimentar inapropriada quando considerados os aspectos biológicos dos indivíduos. II. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança, nos primeiros anos de vida. III. A concentração de gordura no leite diminui no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada é mais pobre em energia (calorias) e sacia menos a criança.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. Deve-se variar os alimentos que compõem o cardápio da alimentação para a pessoa idosa, incluindo alimentos regionais e de safra, e a forma de prepará-los (cozinhar, assar e grelhar, usar diferentes cortes para frutas, legumes, verduras e carnes). II. É recomendável estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições para as crianças. III. A alimentação saudável para crianças nas fases pré-escolar e escolar deve excluir alimentos de diferentes grupos e ser rica em lipídios e carboidratos, distribuindo-os em no máximo duas refeições e um lanche por dia.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. Ainda que a pessoa idosa tenha dificuldade de mastigar, os alimentos sólidos não devem ser picados ou amassados, pois essa prática reduz o valor nutricional dos alimentos. II. O desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição deve desconsiderar a visão da educação alimentar e nutricional como processo de diálogo entre profissionais de saúde e a população. III. É recomendável dar somente leite materno até os seis meses de idade, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:I. Ao planejar as ações de educação alimentar e nutricional, deve-se evitar o diálogo entre profissionais de saúde e a população. II. Durante o dia, três refeições básicas devem ser feitas pela pessoa idosa: desjejum, almoço e jantar, intercaladas com dois ou três pequenos lanches: colação (lanche leve pela manhã), lanche da tarde e ceia (lanche noturno leve). Esta distribuição estimula o funcionamento do intestino e evita que se coma fora de hora. III. Na alimentação da pessoa idosa, deve-se planejar as refeições do dia de modo a promover o fornecimento adequado de nutrientes ao corpo, manter o peso saudável, por meio de uma alimentação acessível e segura.Marque a alternativa CORRETA:
A comunicação no contexto da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para ser efetiva, deve ser pautada nos seguintes processos mediadores:
A obesidade é um distúrbio nutricional que acomete atualmente indivíduos de todas as fases do curso da vida. Sobre essa doença crônica não transmissível, assinale a alternativa correta.
O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) apresenta obstáculos para uma alimentação saudável. Alimentos ultraprocessados encontrados em toda parte e com fácil acesso, acompanhados de propagandas, descontos e promoções, caracterizam o seguinte:
A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (2006) criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Assinale a alternativa que apresenta apenas integrantes do SISAN.
Em relação às técnicas de pesagem e de medição de comprimento de crianças menores de 2 anos, é correto firmar que:
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