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Matéria: Normas Educacionais dos Estados x
#243670
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(1,0)

A Deliberação CEE nº 21/2001, que dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior, em nível dos Ensinos Fundamental e Médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, estabelece que

#243669
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Conforme o disposto na Constituição do Estado de São Paulo, de 5/10/89, com suas alterações supervenientes,

#243668
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Conforme Política de Educação Especial de Santa Catarina (2009), os atendimentos em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, terão caráter de apoio, complemento ou suplemento.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) para as possibilidades dos serviços.
( ) Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Serviço de Atendimento Especializado (SAESP).
( ) Professor de educação especial nas turmas de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, nas quais estiverem matriculados educandos com diagnóstico de condutas típicas ou com severos comprometimentos motores.
( ) Acompanhante terapêutico, da área da saúde, aos educandos que necessitarem de atendimento individualizado em função de necessidades específicas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#243667
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Analise o texto abaixo: Em âmbito nacional, a educação das pessoas com deficiência foi assumida pelo Governo Federal através de campanhas, e no Estado de Santa Catarina, as precursoras ideias de educação especial organizaram-se no ano de 1954, quando da visita a Florianópolis do professor João Barroso Júnior, técnico de educação do Ministério de Educação e Cultura, que veio ao Estado para divulgar o................................ . No entanto, somente em 1957 é que oficialmente se inicia o atendimento ao público na área da educação especial, com o funcionamento de uma classe especial para crianças deficientes, no Grupo Escolar Dias Velho, posteriormente denominado ............................................................... . Política de Educação Especial de Santa Catarina, 2009.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

#243666
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(1,0)

Com base no Art. 3º da Lei 0949/2005, avalie se a carreira dos profissionais da educação básica da Rede Pública Estadual de Ensino objetiva:

I. A profissionalização e valorização do servidor.

II. A melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços de educação prestados ao conjunto da população do Estado do Amapá.

III. A fixação de padrões e critérios de desenvolvimento funcional para as carreiras que compõem o Quadro de Pessoal dos Profissionais da Educação Básica Pública, de modo a reconhecer a qualificação profissional.

IV. A implementação de política de pessoal, com vistas a promover o desempenho profissional, a motivação, a qualidade da educação, a eficiência, e a valorização do servidor pelo tempo de serviço.

V. O comprometimento do profissional da Educação Básica Pública.

Estão corretos os itens:

#220606
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Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá

#220605
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O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que

#220604
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(1,0)

Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação

[...] um currículo para Educação Integral é comprometido com a elaboração intencional de processos educativos que visam o desenvolvimento humano em sua integralidade, superando uma visão disciplinar, e que para isso promovam a interligação dos saberes, o estímulo a sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção do seu projeto de vida e de sua atuação cidadã. Pressupõe ainda a articulação da escola com pais, comunidade e demais instituições e a melhoria qualitativa do tempo na escola para o atendimento à formação integral do sujeito.
(Currículo do Ensino Fundamental. Espírito Santo)

De acordo com o Currículo do Ensino Fundamental do Estado do Espírito Santo, a Educação Integral pressupõe:
I. A promoção do desenvolvimento intelectual, emocional, social, cultural, físico e político dos estudantes.
II. O aumento do tempo de permanência dos estudantes na escola, de modo a contemplar a formação destes sujeitos em sua integralidade.
III. O comprometimento da escola e seus profissionais em planejar as ações e atividades pedagógicas.
IV. O desenvolvimento de ações e projetos interdisciplinares, contextualizados e condizentes com as vivências dos estudantes.
V. A realização de parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de projetos e atividades escolares substanciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

#220603
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Segundo o Art. 3º do Plano de Carreira do Magistério do Município de Cachoeira do Sul, são funções do magistério as atividades de:
I. Docência.
II. Supervisão educacional.
III. Orientação educacional.
IV. Administração escolar.
Quais estão corretas?

#220602
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O Art. 8º do Plano de Carreira do Magistério do Município estabelece que, a promoção dos membros do magistério decorrerá de avaliação que considerará o desempenho do professor e sua qualificação em instituições credenciadas. No desempenho, serão considerados, EXCETO:

#220601
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De acordo com o Art. 7º da Lei Orgânica do Município de Cachoeira do Sul, compete ao Município:
I. Estabelecer e subvencionar cultos religiosos ou igrejas.
II. Elaborar o Orçamento Anual e Plurianual de Investimentos.
III. Legislar sobre serviços funerários e cemitérios.
IV. Disciplinar serviços de carga, descarga e trânsito urbano.
Quais estão corretas?

#220600
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O Art. 150 da Lei Orgânica do Município de Cachoeira do Sul assegura o plano municipal de educação, de duração plurianual, em consonância com o plano nacional e estadual de educação, tendo como uma de suas metas prioritárias:

#220599
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Sobre a capoeira, é correto afirmar que o Art. 22 do Estatuto Nacional da Igualdade Racial determina que:
I. A capoeira é reconhecida como folclore da região Norte.
II. A atividade de capoeirista será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional.
III. É obrigatório o ensino da capoeira nas instituições públicas de ensino e facultativo nas instituições de ensino privadas.
Quais estão corretas?

#220598
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O Plano Municipal de Educação do Município de Almirante Tamandaré – Lei ordinária n.º 1842/2015 (ALMIRANTE TAMANDARÉ, 2015) – indica como uma das estratégias da meta 1 o desenvolvimento de um projeto de transição da educação infantil para o ensino fundamental. A justificativa para a realização desse projeto é:

#220597
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Segundo a Lei nº 5.694, de 22 de dezembro de 2010, em seu Art. 12 O Sistema Municipal de Ensino de Cascavel compreende, EXCETO: