(1,0)
De acordo com as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que a sigla NOBRADE, sempre que utilizada, refere-se à Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
Um dos princípios expressos na norma internacional ISAD(G) (General International Standard Archival Description) prevê a descrição multinível direcionada do particular para o geral, com o objetivo de conhecer as nuances de cada documento.
A norma internacional ISAD(G) (General International Standard Archival Description) estabelece como princípio a não repetição da informação, a fim de evitar a redundância de informações em descrições hierarquicamente relacionadas.
A NOBRADE prevê a existência de oito áreas e de vinte e oito elementos de descrição, o que está em consonância com as normas internacionais.
Segundo a NOBRADE, a descrição de um documento, independentemente do seu suporte ou gênero, deve obrigatoriamente conter: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); e condições de acesso.
O respeito à NOBRADE em sistemas manuais tende a facilitar posterior implantação de sistemas automatizados.
Julgue o item, relativo à arquivologia.
O recolhimento de arquivos acontece quando há sua passagem do arquivo permanente para o intermediário.
Com relação aos requisitos dos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e aos metadados, julgue o seguinte item.A captura é um processo que agrupa um conjunto de requisitos para o SIGAD.
Julgue o item, acerca de automação aplicada a arquivos.O e-ARQ Brasil é um sistema gerenciador de bases de dados estruturados, desenvolvido segundo os princípios da arquivística, com regras de acesso, formatação e validação que buscam garantir a integridade dos dados.
Considerando que a sigla SIGAD, sempre que empregada, refere-se ao Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, julgue o seguinte item, acerca da automação aplicada aos arquivos.A trilha de auditoria é o histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção, feitas no documento e no próprio SIGAD. Mas isso não significa que a trilha de auditoria seja um metadado sobre os documentos arquivísticos digitais.
Julgue o item que se segue, acerca dos requisitos e metadados dos SIGADs.Um SIGAD pode funcionar sem incorporar um plano de classificação, utilizando a própria estrutura de diretórios e subdiretórios.
Acerca da política de descrição documental, julgue o próximo item.Na área de notas da Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, Isad (G), devem constar informações importantes não contempladas nas outras áreas.
Julgue o item que se segue, acerca dos requisitos e metadados dos SIGADs.Uma das funções do SIGAD é capturar documentos ou dossiês/processos em suporte papel e a gerenciá-los de maneira diferente da dos documentos digitais.
Julgue o item que se segue, acerca dos requisitos e metadados dos SIGADs.Um requisito obrigatório em um SIGAD é permitir a associação de metadados às unidades de arquivamento.
Julgue o item que se segue, acerca dos requisitos e metadados dos SIGADs.O uso do correio eletrônico deve ser viabilizado pelo fluxo de trabalho de um SIGAD.
Com relação à atividade de descrição, julgue o item subsequente.De acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição ISAD(G), a informação acerca da procedência do acervo descrito é um dos elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva.
Recuperar senha