(1,0)
Um paciente de 18 anos de idade foi acometido por um carcinoma que o levou a uma paraplegia torácica (T2 a T12). Sabendo-se que o paciente apresenta movimentos do membro superior preservados, variando graus de paralisia de tronco e paralisia total das pernas, assinale a alternativa que apresenta a atividade que o paciente NÃO conseguirá realizar.
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um componente de tratamento fisioterapêutico. Sua filosofia baseia-se na ideia de que o ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial existente não explorado (Kabat, 1950).A respeito dos princípios neurofisiológicos do método, analise as afirmativas.I - Somação temporal: ocorre a sucessão de estímulos de baixa intensidade (subliminares) em um certo período de tempo (curto), de forma combinada (somação), para causar excitação.II - Irradiação: caracteriza-se por uma disseminação e aumento da força de resposta. Ocorre quando a intensidade ou a quantidade de estímulos é aumentada. A resposta poderá ser tanto a excitação quanto inibição.III - Resistência: auxilia a contração muscular e o controle sensitivo, diminui a força e incrementa a aprendizagem sensitiva.IV - Inervação Recíproca (inibição recíproca): a contração dos músculos é acompanhada pela inibição simultânea de seus antagonistas. A inervação recíproca é parte fundamental na coordenação motora.Está correto o que se afirma em
O sistema de classificação da função motora grossa utilizado na área de neurologia pelos fisioterapeutas diz que uma criança que tem paralisia cerebral e anda com auxílio de muletas ou andadores, sobe escadas segurando em corrimão e depende da função de membros superiores para tocar a cadeira de rodas em longas distâncias é classificada como:
Um paciente que sofreu traumatismo craniano com prejuízo predominante em hemisfério cerebral esquerdo, regiões 4 e 5 de Broodman, terá complicações corporais de qual tipo, em sua maioria?
Sobre os eventos elétricos durante a excitação neuronal, analisar os itens abaixo:I. A membrana do neurônio possui um potencial de repouso da membrana de cerca de -65 milivolts. Quando esse potencial se torna menos negativo pela despolarização, a célula torna-se mais excitável, enquanto a redução desse potencial para um valor mais negativo, isto é, hiperpolarização, torna a célula menos excitável.II. Os íons sódio e cloreto são mais concentrados no espaço intracelular do que no espaço extracelular. Os íons de potássio apresentam uma concentração intracelular maior.III. O potencial de Nernst (força eletromotriz [FEM], em milivolts) para um íon corresponde ao potencial elétrico contrário ao seu gradiente de concentração que se opõe ao movimento do íon para baixo do seu gradiente de concentração.Está(ão) CORRETO(S):
Ocasiona quadro de hematúria recorrente macroscópica. Os episódios geralmente ocorrem um dia após infecção de vias aéreas superiores.
O texto acima refere-se a
As infecções do trato urinário em pacientes hospitalizados, com sonda vesical de demora, MENOS provavelmente terão como agente etiológico
Considere 3 pacientes edemaciados, com propedêutica laboratorial mostrando hipoalbuminemia e proteinúria superior a 4,0 gramas por dia.Paciente I: 43 anos com histórico de neurotoxoplasmose e pneumocistose pulmonar. Paciente II: 57 anos com câncer de ovário. Paciente III: 25 anos com febre, emagrecimento e biópsia de gânglio axilar mostrando células de Reed-Sternberg.O diagnóstico de nefropatia de lesões mínimas, glomeruloesclerose focal e segmentar e nefropatia membranosa estão associadas com maior probabilidade, respectivamente, aos pacientes
Em um paciente com elevação dos níveis de ureia e creatinina, o encontro da tríade eosinofilia, erupção cutânea e febre sugere, com maior probabilidade,
Para o tratamento de uretrite gonocócica não complicada, taxas de cura em torno de 99% podem ser alcançadas, com o emprego de
O paciente neurológico que possui a habilidade de falar, mas verbaliza sons inteligíveis e palavras desconexas com preservação do entendimento do que é dito a ele, possui um tipo de transtorno neurológico, denominado:
Ao receber um paciente neurológico no consultório com laudo de comprometimento isquêmico em região de artéria cerebral posterior, que tipo de alteração o fisioterapeuta deve esperar encontrar no paciente?
O sistema de classificação da função motora grossa (GMFCS) foi desenvolvido especificamente para indivíduos com paralisia cerebral (PC). O fisioterapeuta pode utilizar o GMFCS para programar seu tratamento.A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos níveis do sistema de classificação da função motora grossa com os objetivos do tratamento fisioterapêutico.COLUNA I 1. Nível I 2. Nível II 3. Níveis III e IV 4. Nível VCOLUNA II ( ) Trabalhar o fortalecimento muscular e o condicionamento físico adaptado e programado para preservar o desempenho qualitativo da mobilidade e alinhamento biomecânico do sistema musculoesquelético. ( ) Priorizar atividades dinâmicas como correr, pular, atividades de coordenação e equilíbrio. ( ) Priorizar a necessidade de recursos adaptativos de posicionamento e prevenção de deformidades do sistema musculoesquelético. ( ) Realizar atividades como transferências de posturas e marcha são o foco do tratamento fisioterapêutico.Assinale a sequência correta.
Um fisioterapeuta avaliou um paciente com doença de Parkinson e identificou três alterações: (1) durante a mobilização passiva, percebeu uma resistência intermitente; (2) na movimentação ativa, o paciente realizou os movimentos de modo muito lento, mesmo quando o fisioterapeuta pediu para o paciente fazer o movimento mais rápido; (3) durante a marcha, o paciente parou de andar ao se deparar com um pequeno degrau na entrada do consultório e não conseguiu mais reiniciar a marcha. As alterações encontradas na avaliação foram:
Recuperar senha