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O motor que normalmente equipa os automóveis movidos a gasolina é o motor de combustão interna, também chamado de motor de explosão interna ou motor a explosão de quatro tempos. Os termos “combustão” e “explosão” são usados no nome desse motor porque seu princípio de funcionamento baseia-se no aproveitamento da energia liberada na reação de combustão de uma mistura de ar e combustível que ocorre dentro do cilindro do veículo. Esse motor também é chamado de “motor de quatro tempos” porque seu funcionamento ocorre em quatro estágios ou tempos diferentes. Um motor de combustão interna possui duas partes principais – componentes fixos e componentes móveis. Assinale, a seguir, a alternativa que não apresenta um componente móvel.
Um condutor percebeu que o consumo de água do seu veículo de trabalho aumentava muito durante o funcionamento do motor. Nesse caso, a falha provavelmente ocorre por causa
Na manutenção de um cabeçote, o mecânico verifica se as válvulas e o funcionamento delas estão conforme determina o fabricante.
O valor numérico referente à distância percorrida pela válvula, da sua sede até a sua abertura máxima, é chamado de:
O motorista de um veículo verificou que o nível do líquido de refrigeração no vaso de expansão está baixando de forma bem acentuada. Ao levar no mecânico, o mesmo, ao analisar, comprovou que existe vazamento pela junta do cabeçote.
Assinale a alternativa que apresenta os passos para manutenção e reparo do veículo.
Em qual parte específica do motor de combustão interna ficam localizadas as câmaras de combustão, onde é feita a queima da mistura ar/combustível?
No que diz respeito aos componentes e ao princípio defuncionamento dos motores de combustão interna, julgue os itensa seguir.Os principais componentes dos motores de combustão interna com pistão alternativo são: pistão, biela, árvore de manivelas, bloco do motor e cárter, cabeçote e trem de acionamento de válvulas.
Nos motores de quatro cilindros, hoje em dia, é muito comum se utilizarem quatro válvulas por cilindro. A figura acima mostra o cabeçote de um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro (dezesseis válvulas no total). Considerando esse tipo de projeto de motor, julgue o item abaixo.Nesse tipo de motor, as válvulas são quase sempre acionadas diretamente pelos próprios excêntricos da árvore do comando de válvulas, sem intervenção dos balancins, permitindo um abastecimento perfeito dos cilindros, com consequente ganho de rendimento e diminuição do consumo.
Acerca do funcionamento dos diversos componentes de um veículo, julgue os itens subsequentes.Um motor equipado com comando de válvulas no cabeçote, conhecidos como OHC (over head canshaft), dispensa o uso de hastes de válvulas e, portanto, pode trabalhar em altas rotações.
Acerca de noções básicas de mecânica automotiva, julgue o item.
O subsistema de distribuição tem a função de realizar os tempos de funcionamento do motor, em sincronia com o subsistema de conjunto móvel. Os componentes deste subsistema incluem o cabeçote e o comando de válvulas.
As figuras a seguir mostram alguns detalhes da montagem de válvulas de admissão e de escape em um cilindro. Como se pode observar o assentamento da válvula se faz na sua sede, ou seja, quando ela está apoiada na sua sede ela está fechada. Quando está fechada, a válvula deve garantir uma completa estanqueidade, evitando a entrada ou saída de gases.
Julgue os itens a seguir, referentes às válvulas de admissão e escape.Em face da moderna tecnologia que hoje se aplica na construção das válvulas e das sedes, tem ficado obsoleto o processo de esmerilhamento das válvulas para se garantir um ótimo assentamento delas nas suas sedes.
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