(1,0)
Considera-se que a organização internacional - em sentidomoderno - surgiu no século XIX, com a Administração Geral deConcessão da Navegação do Reno. Desde então, as organizaçõesinternacionais alcançaram importância inegável na vidacontemporânea, a ponto de se afirmar que não há atividadehumana que não seja - direta ou indiretamente - influenciadapelo trabalho de, pelo menos, uma organização internacional.À luz das normas de direito internacional aplicáveis ao tema,julgue C ou E.O MERCOSUL é uma organização dotada de personalidade jurídica de direito internacional.
É o direito internacional público uma espécie de direito?Essa natureza do direito internacional público tem sido desafiadapor dois argumentos. O primeiro afirma que não há um podercentral mundial com atividades típicas dos Poderes Executivo,Legislativo e Judiciário. O segundo destaca a inexistência de umasociedade internacional que compartilhe efetivamente valores deforma ampla e consensual. Apesar desses argumentos, verifica-seque os Estados nacionais não vivem de forma isolada, elesinteragem com a comunidade internacional por meio de tratados,da globalização das atividades laborais e econômicas, bem comocriam entes de direito supranacional, que buscam, como noMERCOSUL, a integração e a proteção de determinados valorescompartilhados mundialmente.Considerando o texto acima como referência inicial, cada um dositens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida deuma assertiva a ser julgada de acordo com a doutrina e alegislação pertinente. Manoel, marroquino, residente há um ano no Brasil, deseja fazer concurso público para diplomata. Nessa situação, de acordo com o regime jurídico do estrangeiro ora vigente, Manoel poderá fazer o concurso referido desde que se naturalize brasileiro.
A respeito do direito de integração e do ordenamento jurídicointernacional, julgue os itens que se seguem.O Tratado de Assunção, o Protocolo de Brasília sobre Solução de Controvérsias e o Protocolo de Ouro Preto são normas de direito do MERCOSUL.
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL.O MERCOSUL não é uma organização supranacional, razão pela qual as normas emanadas dos seus órgãos não têm caráter obrigatório nem aplicação direta; para ter eficácia, elas devem ser incorporadas formalmente no ordenamento jurídico dos Estados-membros.
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL.Visando à solução de controvérsias no âmbito do MERCOSUL, os particulares podem peticionar diretamente ao Tribunal Arbitral Ad Hoc e ao Tribunal Permanente de Revisão.
Julgue os itens a seguir, relativos ao MERCOSUL.Cabe ao Conselho do MERCOSUL, órgão superior composto pelos ministros das Relações Exteriores e os da Economia dos Estados-partes, conduzir a política do processo de integração e tomar decisões destinadas a assegurar o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos para a constituição definitiva do MERCOSUL.
Acerca de atos internacionais e organizações internacionais, julgue os itens subsecutivos.O Tratado de Assunção conferiu personalidade jurídica internacional ao Mercado Comum do Sul.
Acerca dos tribunais internacionais e dos mecanismos de solução de controvérsias, julgue (C ou E) os itens a seguir.O Tribunal Permanente do MERCOSUL dispõe apenas de competência contenciosa.
A respeito das normas e instituições do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue o item a seguir.Em 2012, a Bolívia aderiu ao Tratado de Assunção e a todos os seus protocolos por meio do Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao MERCOSUL, documento que se encontra em processo de ratificação pelos Estados-partes do MERCOSUL.
No que se refere ao direito internacional, julgue o item seguinte.A Carta das Nações Unidas não se refere explicitamente à personalidade jurídica da Organização das Nações Unidas, ao passo que o Protocolo de Ouro Preto prevê que o MERCOSUL tenha personalidade jurídica de direito internacional.
Ainda no que concerne ao direito internacional, julgue o item subsequente.Conforme o protocolo de Las Leñas, admite-se, no âmbito do MERCOSUL, que laudos arbitrais sejam reconhecidos na jurisdição estrangeira na língua oficial em que forem proferidos, desde que haja reciprocidade.
Com referência aos mecanismos para a solução de controvérsias internacionais, julgue o item que se segue.Compete ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL, instituído por meio do Protocolo de Olivos, julgar, em última instância, os recursos interpostos contra decisões de tribunais ad hoc prolatadas em procedimentos de arbitragem instaurados para a solução de controvérsias entre os Estados-partes do MERCOSUL relativas à interpretação, à aplicação ou ao não cumprimento das normas desse bloco econômico.
No que se refere à solução pacífica das controvérsias, incluindo-se os tribunais internacionais, julgue (C ou E) o item que se segue.
No Protocolo de Olivos para a Solução de Controvérsias no MERCOSUL, não há previsão de adoção de medidas provisórias por tribunal ad hoc constituído no âmbito do referido tratado.
Julgue o próximos item, acerca da prisão e da liberdade provisórias.Setores da doutrina entendem que, nas infrações permanentes, é incabível a prisão em flagrante, pois seria necessário, para tanto, prova de uma duração mínima do crime.
Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.As ações organizacionais que objetivam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para suprir lacunas de desempenho humano correspondem às tecnologias instrucionais presentes nas organizações contemporâneas.
Recuperar senha