(1,0)
Modelos para a avaliação do prognóstico são úteis na estimativada gravidade de várias doenças e da sobrevida, além de suautilidade na tomada de decisões. Em pacientes com insuficiênciahepática crônica, são usados dois modelos prognósticos: o escorede Child-Turcotte-Pugh e, mais recentemente, o chamado MELD(model for end-stage liver disease). Com relação a esses modelos,julgue os itens que se seguem.
O sistema de escore de Child-Turcotte-Pugh considera as seguintes variáveis: bilirrubina (mg/dL), albumina sérica (mg/dL) e o tempo de protrombina (em segundos ou RNI) e a presença (e nível de gravidade) de ascite e encefalopatia.
Originalmente, o MELD é uma fórmula matemática complexa que leva em conta os valores séricos de bilirrubina (mg/dL), creatinina (mg/dL), sódio (mEq/L), albumina sérica (mg/dL) e o tempo de protrombina - medido pela relação normalizada internacional (RNI) - para seu cálculo.
Na espécie humana, normalmente são observadas quatroglândulas paratireoides, que podem ser acometidas por váriosdistúrbios, acarretando sua hiperfunção ou hipofunção. Acerca dohiperparatireoidismo e do hipoparatireoidismo, julgue os itens aseguir.
Em pacientes com diagnóstico de hipoparatireoidismo, são encontradas em exames de imagem (radiografias e tomografias computadorizadas) as seguintes alterações ósseas: desmineralização, reabsorção subperiosteal, perda da lâmina dura dos dentes, lesões radiotransparentes - os chamados tumores marrons.
Parestesias dos dedos das mãos e dos pés, espasmo carpopedal, cãibras musculares e constatação do sinal de Trosseau (contração do lábio superior decorrente da percussão do nervo facial abaixo do arco zigomático) são manifestações clínicas encontradas em pacientes com diagnóstico de hiperparatireoidismo.
Na espécie humana, normalmente são observadas quatroglândulas paratireoides, que podem ser acometidas por váriosdistúrbios, acarretando sua hiperfunção ou hipofunção. Acerca dohiperparatireoidismo e do hipoparatireoidismo, julgue os itens aseguir.São condições que podem causar hipoparatireoidismo: a remoção cirúrgica da tireoide, a síndrome de DiGeorge, a doença de Wilson, a hemocromatose e a deficiência de magnésio (por etilismo crônico, por exemplo).
Paciente chega à emergência com história de palpitação, seguida de síncope. Está sudoreico, pálido, desorientado, com pressão arterial de 70 x 40 mmHg. Ausculta com sinais de congestão pulmonar.
Assinale a alternativa CORRETA.
Qual agente farmacológico que, combinado com valsartana, foi capaz de reduzir mortalidade e internações por insuficiência cardíaca quando comparados ao enalapril no tratamento da insuficiência cardíaca?
Paciente com quadro de macroglossia, dismotilidade esofágica, neuropatia periférica e insuficiência renal crônica, chega para realizar um ecocardiograma.
Após análise da imagem acima, temos como provável diagnóstico
Qual das seguintes alternativas demonstra uma DESVANTAGEM da medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA) em relação à pressão ambulatorial aferida no consultório?
O sinal de Kussmaul é encontrado mais frequentemente em todas as patologias abaixo citadas, EXCETO
A contração do miócito cardíaco é regulada pela interação do cálcio com a
Paciente internado no hospital com diagnóstico de tromboembolismo pulmonar, em uso de enoxaparina, em dose anticoagulante, desenvolve trombocitopenia. A suspeita inicial é de trombocitopenia induzida pela heparina. Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à cardite reumática.
Qual das seguintes condições citadas abaixo NÃO é contraindicação ABSOLUTA para o uso de trombolíticos?
Qual das seguintes condições clínicas citadas abaixo NÃO está relacionada com aumento dos níveis séricos de BNP (peptídeo natriurético)?
Recuperar senha