(1,0)
Julgue o item a seguir, quanto às doenças neurológicas relacionadas ao trabalho.
A identificação de intoxicação por mercúrio como causa de tremores em trabalhadores ocorre por meio da dosagem de mercúrio urinário.
A ataxia cerebelosa pode ocorrer após exposição ao manganês.
No que se refere às doenças endocrinológicas relacionadas ao trabalho, julgue o seguinte item.
Diferentemente do cádmio, o chumbo e o mercúrio não interferem nos sistemas endócrino e reprodutivo.
A exposição do trabalhador ao chumbo e a hidrocarbonetos halogenados pode levar ao hipotireoidismo.
Com relação às doenças relacionadas ao trabalho que acometem o sistema imunitário, julgue o item a seguir.
Para cânceres relacionados ao trabalho, há, no ambiente de trabalho, níveis seguros de exposição bem-estabelecidos.
A exposição a arsênio, betume, parafina e óleos minerais lubrificantes deve ser considerada na investigação da etiologia de câncer de pele em trabalhadores.
Julgue o item subsequente, a respeito da ocorrência de doenças infecciosas relacionadas ao trabalho.
Tosse, hemoptoicos, dispneia, dor torácica, perda ponderal, febre e sudorese noturna e dor pleurítica associada à presença de derrame são sintomas encontrados comumente na paracoccidioidomicose.
O carbúnculo (antraz) é uma zoonose causada pelo Bacillus anthracis, microrganismo Gram-positivo que se manifesta no ser humano em três formas clínicas: cutânea, pulmonar e gastrintestinal.
Quanto à epidemiologia das doenças relacionadas ao trabalho, julgue o item que se segue.
A intoxicação por chumbo e silicose tem, no trabalho, causa necessária para o adoecimento.
Após serem definidos o diagnóstico da doença e o nexo com o trabalho, deve-se fazer a busca ativa de outros casos no mesmo estabelecimento de trabalho ou em outras empresas do mesmo ramo de atividade na área geográfica.
Uma paciente de 38 anos de idade, com diagnósticoprévio de cirrose hepática (secundária a hepatite B crônica),procurou assistência médica devido a importante redução novolume urinário. Após investigação inicial, constatou-se que apaciente apresentava a síndrome hepatorrenal.Acerca dessa complicação da cirrose hepática, julgue os itens aseguir
O tratamento mais efetivo nesse caso é representado pela realização de procedimento de derivação portossistêmica intra-hepática transjugular.
A complicação descrita pode apresentar alguma melhora se for inicialmente tratada por meio da infusão de albumina em combinação com vasopressina, ambas por via intravenosa.
Oligúria, azotemia, hiponatremia e redução na excreção urinária de sódio são alterações que devem ter sido encontradas na paciente em questão.
Na síndrome hepatorrenal, ocorre necrose tubular aguda em decorrência da significativa redução do volume de sangue circulante efetivo, oriundo, por seu turno, de diminuição na concentração de proteínas séricas.
Modelos para a avaliação do prognóstico são úteis na estimativada gravidade de várias doenças e da sobrevida, além de suautilidade na tomada de decisões. Em pacientes com insuficiênciahepática crônica, são usados dois modelos prognósticos: o escorede Child-Turcotte-Pugh e, mais recentemente, o chamado MELD(model for end-stage liver disease). Com relação a esses modelos,julgue os itens que se seguem.
Quanto menor for o valor do escore MELD, maior será o risco de morte do paciente cirrótico.
Recuperar senha