(1,0)
Organologia é a área que descreve e classifica os instrumentos musicais de acordo com sua forma, material do qual foi construído, timbre etc. Diante dessa informação, relacione as colunas abaixo:I) Membranofone II) Aerofone III) Cordofone IV) Idiofone( ) Clarineta ( ) Piano ( ) Pratos ( ) PandeiroEscolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre os parâmetros sonoros, indique a alternativa INCORRETA.
Sobre o papel da música nos processos educativos, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações abaixo.( ) A Clave é um sinal musical colocado no início da partitura para indicar a altura exata dos sons musicais. ( ) O semitom é o maior intervalo utilizado na música ocidental.( ) Fonomímica são gestos executados com as mãos e os dedos, que servem para indicar a altura dos sons. ( ) O ritardando é utilizado quando o compositor deseja que ocorra o aumento da velocidade de uma peça musical. ( ) A tonalidade é o conjunto de notas que determinam a formação de escalas, que se baseiam em um centro tonal, denominado tônica.Indique a sequência CORRETA:
Leia as sentenças abaixo:I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido). II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada). III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica. IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico. V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.
Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é reconhecido por sua extensa obra, que inclui sinfonias, choros, concertos, música de câmera etc. Sua obra destacase, ainda, por apresentar uma linguagem peculiarmente brasileira, com nuances das culturas regionais e elementos de canções populares e indígenas. Na década de 1930, propôs e implantou um plano de educação musical nas escolas, conhecido como:
A Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical, dos britânicos Keith Swanwick e June Tillman, propõe um processo de aprendizagem musical baseada em estágios, conhecida como modelo (C)LA(S)P ou (T)EC(L)A, que consiste no desenvolvimento de conteúdos de maneira vinculada, favorecendo o desenvolvimento cognitivo de maneira integral. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os parâmetros da educação musical utilizados pela metodologia apresentada:
Período que apresenta músicas de ritmos enérgicos, de melodias bem ornamentadas, com grande exploração de contrastes da intensidade do som e dos timbres dos instrumentos, uso do baixo contínuo e surgimento das primeiras orquestras. As características apresentadas referem-se ao seguinte período da história da música ocidental:
“A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo, era também uma forca capaz de afetar o universo – daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o caráter e a conduta dos seres humanos” (GROUT & PALISCA, 1988). A afirmação em destaque refere-se à Doutrina do Ethos, presente na Grécia antiga. Sobre essa doutrina, indique a alternativa INCORRETA.
Os estudantes, de olhos vendados, precisam descobrir pela escuta o tipo de solo em que caminham, por exemplo, de concreto ou de borracha. Que aspecto da proposta pedagógica do autor da atividade (Murray Schafer) está contemplado por meio desse exercício?
Ao pensar didaticamente os reflexos da estética contemporânea na educação musical, mais especificamente para as situações de sala de aula,
A organização de movimentos de renovação, origem de quase todas as músicas contemporâneas de concerto brasileiras; a liderança de nova geração de compositores brasileiros desde a década de 40; o início, entre outros, dos Seminários Internacionais de Música da Universidade da Bahia (1954) que se transformaram em núcleo de música experimental; e a criação do Grupo Música Viva foram algumas das atividades desenvolvidas, desde 1937, pelo compositor, regente e pedagogo musical conhecido como
Qual o fundamento da proposta educacional do compositor e pedagogo musical Carl Orff (1895 - 1982)?
A distância entre os sons que representam uma escala cromática é
Recuperar senha