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Matéria: Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia x
#250354
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Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia
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Na fixação dos honorários profissionais do fonoaudiólogo, deve ser considerado

#250353
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Legislação e Ética Profissional da Fonoaudiologia
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Com relação à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, analise as afirmativas a seguir.
I. A CIF coloca as noções de “saúde” e “incapacidade” sob uma nova luz, reconhecendo que todo ser humano pode experimentar uma perda ou diminuição na sua saúde e experimentar alguma incapacidade.
II. A CID-10 fornece aos usuários uma estrutura etiológica para a classificação, por meio de diagnósticos, de doenças, distúrbios e outras condições de saúde. Em contraste, a CIF classifica funcionalidade e incapacidade associadas com estados de saúde.
III. CID-10 e CIF são complementares, e os usuários são encorajados a usá-las em conjunto para criar um quadro mais amplo e significativo da experiência de saúde dos indivíduos e populações.

Assinale:

#250352
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Para analisar as afirmativas abaixo, considere o documento sobre o "Exercício Profissional do Fonoaudiólogo", do CFFa, em relação às áreas de competência do Fonoaudiólogo.

I. Diagnóstico fonoaudiológico: deve-se obter a história clínica do paciente/cliente, por meio de coleta de dados de entrevista ou anamnese, ou procedimento similar, tais como questionários impressos. A avaliação do paciente/cliente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos.

II. Terapia: refere-se à competência para realizar terapia fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical e deglutição, tanto no que diz respeito à habilitação, quanto à reabilitação de pacientes/clientes.

III. Para orientação do paciente/ cliente, o fonoaudiólogo deve escutá-lo, esclarecer os problemas existentes e suas consequências, explicar a anatomia e a fisiologia dos sistemas envolvidos na comunicação e na deglutição, assim como explicar o desenvolvimento da comunicação humana. Além disso, deve explicar e demonstrar os procedimentos, as rotinas e as técnicas fonoaudiológicas.

Está correto o que se afirma em

#250351
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Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, o fonoaudiólogo deve

I. Informar ao cliente sua qualificação, responsabilidades e funções, bem como dos demais membros da equipe, quando necessário.

II. Permitir o acesso do cliente ao prontuário, relatório, exame, laudo ou parecer elaborados pelo fonoaudiólogo, dando explicações necessárias a sua compreensão.

III. Desligar de seu atendimento o cliente que estiver sendo atendido simultaneamente por outro fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em

#250350
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Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, consiste em infração ética:

I. Permitir que pessoas não habilitadas realizem práticas fonoaudiológicas ou valer-se dessas para substituir-se em sua atividade.

II. Assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos.

III. Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo, mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável.

Está correto o que se afirma em

#238831
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Conforme a Resolução nº 605/2021 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), que dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar, entende-se que existem espaços não formais. São espaços não formais:

I. Bibliotecas, organizações não governamentais, conselhos de educação, fóruns de educação, fundações educacionais, empresas de assessoria e consultoria.
II. Secretarias de educação, núcleos de educação e formação de docentes.
III. Escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino superior.

Quais estão corretas?

#238830
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Para responder à questão, considere o Código de Ética Profissional da Fonoaudiologia (CEP).

Conforme o Art. 21 do CEP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos deveres do fonoaudiólogo nas relações de trabalho.

( ) Denunciar aos órgãos competentes quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe ou preste serviços não oferecer condições dignas e seguras para o exercício profissional.
( ) Obter vantagens ilícitas pessoais quando na condição de proprietário, sócio ou dirigente de empresas ou instituições prestadoras de serviços fonoaudiológicos.
( ) Submeter-se a qualquer disposição estatutária ou regimental, pública ou privada, que limite a autonomia profissional e as normativas emanadas pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
( ) Respeitar as regras de funcionamento da instituição, mesmo quando não pertencer ao quadro clínico, desde que não conflitem com as normativas do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#238829
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Para responder à questão, considere o Código de Ética Profissional da Fonoaudiologia (CEP).

Conforme o Art. 11 do CEP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação às infrações éticas do fonoaudiólogo na relação com o cliente.
( ) Interromper atendimento, sem motivo justificável.
( ) Omitir informações, quando indagado, sobre serviços oferecidos por órgãos públicos.
( ) Contratualizar regras de atendimento de acordo com a legislação vigente.
( ) Permitir o acesso do responsável ou representante(s) legal(is) durante procedimento fonoaudiológico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#238828
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Para responder à questão, considere o Código de Ética Profissional da Fonoaudiologia (CEP).

Conforme o Art. 7º do CEP, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, no que se refere às infrações éticas gerais do fonoaudiólogo.

( ) Resguardar a privacidade do cliente.
( ) Permitir que outros profissionais assinem seus procedimentos.
( ) Não manter seus dados cadastrais atualizados no Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
( ) Exigir vantagens pessoais e profissionais ao disponibilizar seus serviços fonoaudiológicos à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#238827
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Conforme o artigo “Covid-19: o que dizem os códigos de ética profissional?” (SOUZA; AVENDANO; GOMES, 2021), a dimensão normativa da ética, que origina seu sentido prescritivo, está relacionada à aglutinação sistemática de valores e deveres, a exemplo do dogmatismo religioso ou do próprio Código de Ética Profissional. Esse sentido pode ser considerado o embrião da “teoria do dever e da obrigação”, que a filosofia moral contemporânea chama de: