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Matéria: Interpretação de Textos x
#191359
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Prova Interpretação de Textos para o Enem + IMAGEM 5

As canções de Noel Rosa, compositor brasileiro de Vila Isabel, apesar de revelarem uma aguçada preocupação do artista com seu tempo e com as mudanças político- culturais no Brasil, no início dos anos 1920, ainda são modernas. Nesse fragmento do samba Não tem tradução, por meio do recurso da metalinguagem, o poeta propõe

#191349
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A discussão sobre “o fim do livro de papel” com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos — em CD-ROM, em livro eletrônico, em “chips quânticos” , sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, “coffee-table book’, cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Casseta & Planeta.
TAVARES, B. Disponível em: http://jornaldaparaiba.globo.c....

Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que

#191346
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Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d’angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).

Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador

#191345
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Prova Interpretação de Textos para o Enem + IMAGEM 4

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror” , de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

#191344
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Prova Interpretação de Textos para o Enem + IMAGEM  3

Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta “Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?” . A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da

#191335
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O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não seqüencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partirde assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados. MARCUSCHI, L .A . Disponível em: http://www.pucsp.br. A ces so em : 2 9 ju n . 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

#191334
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Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...)

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.

Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...)

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

#191333
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[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
(Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)

O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto

#190762
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Prova Interpretação de Textos para o Enem + IMAGEM 2

A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil

#190761
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Prova Interpretação de Textos para o Enem + IMAGEM 1

No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regrasde boa educação. A argumentação construída

#129012
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Com base no texto 'Desafios da educação brasileira', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, a inovação não exige uma escola com um perfil contemporâneo de aprendizado, nem mesmo métodos de ensino que ajudem o aluno a vencer os desafios que a sociedade impõe. Assim, para o autor, a educação deve ser pautada na utilização de métodos tradicionais, como aulas expositivas e provas regulares.
II. O texto aponta que as velhas práticas escolares, as ferramentas ultrapassadas e as metodologias retrógradas já não são suficientes para suprir as necessidades do atual cenário educacional brasileiro, no qual, de acordo com o texto, as novas tecnologias e mídias sociais estão revolucionando a forma de ensinar e aprender.
III. Segundo o autor, a escola atual só vai se tornar de fato enriquecedora, indispensável e transformadora quando ela estiver repleta de alunos motivados e engajados, que saibam o que estão buscando no ambiente escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

#129011
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Com base no texto 'O QUE É AVALIAÇÃO?', leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve ir além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional, de acordo com o texto.

II. A autoavaliação tolhe a objetividade desejada na avaliação, uma vez que o processo avaliativo só pode ser construído com a atuação direta e exclusiva do professor, sem a interferência de outros agentes, afirma o texto.

III. A avaliação da aprendizagem é um processo participativo, subjetivo e contínuo, focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos e que tem por objetivo, exclusivamente, realizar a classificação dos educandos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

#129010
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Com base no texto 'O QUE É AVALIAÇÃO?', leia as afirmativas a seguir:

I. A autoavaliação é uma situação de aprendizagem em que o aluno é impedido de desenvolver estratégias de análise e interpretação de suas produções, de acordo com o texto.
II. Embora a avaliação da aprendizagem possa ser feita por qualquer profissional atuante no ambiente escolar, de acordo com o texto, esse processo deve ser restrito aos educadores com licenciatura ou curso superior completo em Pedagogia, defende o autor.
III. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, de acordo com o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

#129009
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Com base no texto 'O QUE É AVALIAÇÃO?', leia as afirmativas a seguir:

I. Para a escola, a avaliação possibilita definir prioridades e localizar quais aspectos das ações educacionais demandam maior apoio, afirma o autor no texto.
II. Delegar a avaliação aos alunos, em determinados momentos, é uma prática condenável no contexto da didática devido ao seu caráter prejudicial à construção da aprendizagem, defende o autor do texto.
III. Para o aluno, a avaliação é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender, afirma o autor.

Marque a alternativa CORRETA:

#129008
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Com base no texto 'O QUE É AVALIAÇÃO?', leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação não é responsabilidade do professor e, portanto, não deve ser realizada por esse profissional, afirma o autor. Assim, é vedado a qualquer educador realizar as atividades avaliativas ou mesmo delegar a terceiros esse processo, de acordo com o texto.
II. A avaliação da aprendizagem só pode acontecer se for relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar, de acordo com o texto.
III. A avaliação deve acontecer continuamente e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno, defende o autor.

Marque a alternativa CORRETA: