(1,0)
Acerca dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item que se segue.
Na intervenção do assistente social, predominam as atribuições de natureza técnico-operativas, em detrimento das competências ético-políticas.
A respeito de dimensão investigativa, processos de planejamento e intervenção profissional no âmbito do serviço social, julgue o item subsecutivo.
A formulação do projeto de intervenção profissional deve articular as dimensões técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política.
Acerca da dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue o seguinte item.
A instrumentalidade do serviço social circunscreve-se ao conjunto de instrumentos e técnicas utilizados pelo assistente social no âmbito da dimensão técnico-operativa.
A intencionalidade do profissional do serviço social perpassa pela escolha dos instrumentos e técnicas utilizados no cotidiano de intervenção profissional.
O referencial teórico não incide sobre o uso instrumental de técnicas e protocolos profissionais.
Faculta-se ao assistente social a utilização de instrumentos herdados da tradição profissional.
Considerando a dimensão investigativa do trabalho do assistente social e o instrumental técnico-operativo, julgue o item a seguir.As dimensões investigativa e interventiva representam princípios formativos e condição central da formação profissional, e da relação teoria e realidade.
Considerando a dimensão investigativa do trabalho do assistente social e o instrumental técnico-operativo, julgue o item a seguir.
O modo de aparecer da profissão de Assistente Social é por meio dos instrumentais técnico-operativos que correspondem à dimensão técnico-operativa do Serviço Social. Devido a essa predominância, o assistente social deve priorizar a utilização da referida dimensão em detrimento das teórico-metodológicas e ético-políticas.
A instrumentalidade se faz presente cotidianamente no exercício profissional do assistente social. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
A instrumentalidade do serviço social é uma condição sócio‐histórica da profissão que se refere aos instrumentos e às técnicas utilizadas na intervenção do assistente social em seu processo de trabalho.
O assistente social, por meio da instrumentalidade, consegue interferir, modificar e transformar as condições objetivas e subjetivas da realidade social cotidiana.
A instrumentalidade do serviço social relaciona‐se intrinsecamente com a dimensão técnico‐instrumental e ativa a racionalidade instrumental para atender as demandas que são requisitadas ao assistente social, materializando ações que refletem o projeto ético‐político da profissão.
Com relação à dimensão técnico‐operativa do serviço social, julgue o item.
Os instrumentos e as técnicas, a diretriz teórico‐metodológica e os princípios ético‐políticos do assistente social são elementos que compõem a dimensão técnico‐operativa do serviço social.
A dimensão técnico‐operativa, na perspectiva crítica, viabiliza a realização de um conjunto de ações instrumentais que visam a dar respostas funcionais e imediatas às demandas apresentadas ao assistente social.
O assistente social, no exercício profissional, deve realizar uma intervenção de natureza técnico‐operativa neutra.
Em relação à prática profissional do assistente social, julgue o item subsequente.
A instrumentalidade do serviço social pode ser compreendida como a categoria reflexiva que possibilita atribuir, nos distintos espaços sócio-ocupacionais, qualidade, capacidade, competência, forma de inserção e funcionalidade da profissão.
Recuperar senha