(1,0)
Julgue o item seguinte, a respeito da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP Brasil).
O Brasil adota o modelo de ICP de certificação com raízes múltiplas e hierárquicas, no qual o ITI desempenha tanto o papel de credenciar e descredenciar os demais atores participantes da cadeia quanto o de supervisionar e auditar os processos.
As duas filiais de determinada empresa são distantes geograficamente e necessitam trocar informações, por meio eletrônico, preservando-se o sigilo e a integridade. Essa empresa precisa gerar um código para ser anexado a documentos digitais e documentos impressos; esse código poderá ser utilizado para atestar a autenticidade desses documentos.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito de criptografia e certificação digital.
Em uma infraestrutura de chaves públicas (ICP), autoridade certificadora é uma entidade autorizada a emitir qualquer tipo de certificado digital.
Acerca de criptografia e de infraestruturas de chaves públicas (PKI), julgue o item a seguir.A autoridade de registro, além de ser a emissora de certificados e listas de revogação de certificados, é um componente obrigatório nas PKI e está associada ao registro das autoridades certificadoras.
Acerca da infraestrutura de chaves públicas ICP-Brasil, julgue o item abaixo.A assinatura eletrônica vinculada a um certificado emitido no âmbito da ICP-Brasil tem função específica e restrita de determinar a não violação do conteúdo de um documento assinado eletronicamente, e não conduz à presunção de autenticidade do emissor do documento subscrito.
Acerca de controle de acesso e certificação digital, julgue os itens a seguir.Em uma PKI (public key infrastructure), utiliza-se uma solução mista de troca de conteúdo encriptado, em que são manejadas soluções de criptografia simétrica, criptografia assimétrica e funções hash, para se garantir a disponibilidade das informações.
Analise as proposições a seguir:
I. A chave pública de um portador pode estar disponível na internet sem comprometer a segurança de seu proprietário;
II. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de Certificados Digitais para identificação virtual do cidadão. Através de suas normas, empresas autorizadas podem emitir certificados digitais do tipo A1 ou A3 podem ser emitidos;
III. O uso de funções hash SHA-2 atualmente podem assegurar que um documento enviado via meio eletrônico chegue ao destinatário com integridade.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) classifica os tipos de certificados digitais quanto a duas características principais: sua aplicação e suas características de segurança. Caso se deseje um certificado para identificar o assinante, atestar a autenticidade da operação, confirmar a integridade do documento assinado e que utilize uma chave de 2048 bits, o tipo de certificado a ser escolhido é:
Sobre infraestrutura de chave pública é correto afirmar que
A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira regula a validação de uma assinatura digital ICP-Brasil, realizada sobre um documento eletrônico, com o estabelecimento de alguns critérios.
Um desses critérios utiliza resultados hash do documento, que têm como uma de suas finalidades
Considere a seguinte representação:k1 – Chave privada da entidade E1 k2 – Chave pública da entidade E1 k3 – Chave privada da entidade E2 k4 – Chave pública da entidade E2A função C(Kn,D) representa a operação de criptografia de chave assimétrica utilizando a chave Kn. A entidade E1 possui na sua base de dados as chaves k1, k2 e k4. A entidade E2 possui na sua base de dados as chaves k2, k3 e k4.A operação que deve ser aplicada a uma mensagem M de forma a garantir a privacidade e autenticidade de uma mensagem a ser enviada da entidade 1 para a entidade 2 é
Recuperar senha