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Considere que o processo de controle pode ser de?nido em alto nível com uma sequência de quatro atividades: estabelecer padrões de desempenho (indicadores de desempenho), medir o desempenho, comparar o desempenho com os padrões para determinar desvios e adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho ao padrão esperado. Analise as a?rmativas abaixo, marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.( ) Padrão, ou indicador, é uma medida usada para avaliar resultados.( ) A auditoria, a inspeção e o controle de retorno sobre ativos são exemplos de técnicas de controle qualitativas.( ) Padrões podem ser de capacidade (quantidade), de qualidade, de tempo e de custo.( ) A comparação do desempenho com o padrão é feita por meio de mensuração e variância ( grau de desvio em relação ao padrão).( ) Sistemas de controle e?cazes devem focalizar as atividades realizadas, devem ser precisos e devem ser aceitos por todos os envolvidos.
De acordo com Chiavenato (2009), os indicadores, a priori, servem para apontar eventos que provocarão futuras necessidades de treinamento. A alternativa que contém um indicador, a priori, é
O presidente de uma empresa queria melhorar os indicadores da gestão de pessoas visando ao alcance de eficiência nos negócios, mantendo os atuais processos e procedimentos de trabalho. Ele estabeleceu o objetivo de reduzir em 20% as horas extras nos próximos 6 meses.Nesse caso, a empresa está utilizando o conceito de objetivo estratégico com a função de
Os indicadores de desempenho são ferramentas estratégicas de gestão que permitem ao gestor adotar o seguinte procedimento:
Acerca da abordagem de psicodinâmica do trabalho, que considera como indicadores de saúde as vivências de prazer-sofrimento, conjugando as dimensões subjetividade do trabalhador, organização do trabalho e coletividade, assinale a opção correta.
Considerando importância administração pessoas para gestão organizacional, julgue o item.
Um importante indicador para a área de recursos humanos é a taxa de absenteísmo, que indica as ausências e os atrasos dos funcionários em relação às horas trabalhadas.
Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item.
O índice de desligamentos mede a proporção dos desligamentos em relação ao tamanho da força de trabalho. A fórmula mais utilizada é o número de pessoas que se desligaram durante determinado período em relação ao número médio de colaboradores existente. Ela funciona em relação às saídas e às entradas de pessoal na organização.
O fluxo de saídas corresponde aos desligamentos, às demissões e às aposentadorias. O desligamento ocorre quando uma pessoa deixa de ser membro de uma organização. Existe um tipo de desligamento: o desligamento por iniciativa da organização.
Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.
O turn over — a rotatividade de pessoal — em determinado período é a porcentagem da média aritmética de admissões e demissões com relação à quantidade de trabalhadores ativos; no cálculo do pessoal ativo, não se incluem os trabalhadores em gozo de férias nesse período.
A respeito de relações humanas no ambiente organizacional, do desempenho profissional e do desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item a seguir.
Desempenho refere-se não só ao rendimento de uma pessoa, equipe ou organização, mas também a suas características ou capacidades de comportamento.
A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.A adoção de uma política na gestão de pessoas requer alocação de funcionários compatível com os perfis e quantitativos necessários à organização.
No que se refere à hotelaria hospitalar, julgue o seguinte item.
O alto índice de variabilidade do efetivo (turnover) e a falta de comprometimento com a instituição onde é prestado o serviço são desvantagens da terceirização.
A respeito de tipos de indicadores, de metas e elaboração de planos de ação e mapas estratégicos e de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.A satisfação e o desempenho do empregado sofrem redução quando ele é avaliado com base em critérios comportamentais, orientados para os resultados, ou com fundamento em discussões de questões de carreira e de desempenho.
Julgue os itens seguintes, referentes a medição de desempenho e indicadores empresariais.
O gestor que compara o padrão e a variável após o término da operação realiza uma mensuração de desempenho, pois a comparação se concentra em algo pronto e acabado.
Relativamente à gestão de resultados na produção de serviços e à gestão estratégica, julgue os seguintes itens.A definição de indicadores de desempenho para fins de monitoramento poderá ser suprimida na implementação de um modelo de gestão de resultados.
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