(1,0)
A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.Após definir as fórmulas e as fontes dos dados, devem ser estabelecidas as metas, que consistem no estado futuro de desempenho desejado e são representadas por uma expressão numérica. Todos os indicadores de desempenho devem possuir metas, e pode ser atribuída mais de uma meta para cada indicador.
A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.As seis categorias de indicadores (6 “E") estão relacionadas a algum dos elementos da cadeia de valor: insumos, processos/projetos, produtos/serviços e impactos. Com base nesses elementos da cadeira de valor, é possível mensurar o desempenho da organização, analisando as principais variáveis associadas ao cumprimento dos seus objetivos.
A respeito de gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue o item que se segue.Embora os indicadores sejam representados por números, eles não atribuem valor a objetivos, acontecimentos ou situações, sendo isentos de regras ou de critérios de avaliação.
Tendo como referência o guia CBOK v.2.0, julgue o item a seguir, a respeito de gestão de processos de negócios.De acordo com o guia para gerenciamento de processos de negócio, os processos podem ser classificados em produtivos, de suporte e de gestão.
Em relação aos indicadores, julgue o item subsequente.Relevância política, solidez, confidencialidade analítica e mensurabilidade, entre outras, são características desejáveis de um indicador.
Julgue os itens subsequentes, a respeito das técnicas empregadas na modelagem e na melhoria de processos de negócio.O desempenho de processos pode ser medido pela metodologia ABC (activity based costing), que se baseia nas atividades desenvolvidas no processo, identificando e alocando custos.
Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.Na construção de um indicador de desempenho de processo, devem ser estabelecidas metas que representem um índice que faça uma análise comparativa de desempenho.
Julgue os itens que se seguem, relativos à construção e mensuração de indicadores de processos de negócio.Na avaliação de desempenho de processos, pode ser definido um indicador que represente vários aspectos da realidade, sendo inviável a obtenção desses indicadores pela simples análise do valor de uma variável.
Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue o item a seguir.Entre as características básicas das métricas efetivas, geralmente chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs — performance indicators), identificam-se o alinhamento com os objetivos e as estratégias corporativas, o foco em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor e a facilidade de serem compreendidas.
Recuperar senha