(1,0)
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Com relação ao calendário nacional de vacinação dos povos indígenas do ano de 2018, assinale a alternativa correta:
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta-feira (10/04/2019) em todo o país. A pasta pretende vacinar 58,6 milhões de pessoas, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Em 2019, quem são considerados públicosalvo da campanha?
A equipe de enfermagem foi solicitada para ministrar uma palestra sobre vacinação para alunos do ensino médio e, para essa ocasião, a enfermeira utilizou a seguinte tirinha de Frank & Ernest:
Sobre a figura acima, com seus conhecimentos sobre vacinação e imunologia, julgue os itens como verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:( ) A vacina não combate vírus e, sim, doenças causadas por bactérias. ( ) O vírus “A” é inatingível. ( ) A vacina usada contra o vírus “A” não vai combatê-lo, mas, sim, proporcionar ao nosso organismo produzir defesas, os anticorpos, que são específicos aos seus antígenos, no caso o vírus “A”. ( ) As vacinas utilizadas nas campanhas de imunização em massa são constituídas de anticorpos que destruirão o agente infeccioso específico. ( ) As vacinas são constituídas de microrganismos ou produtos deles derivados que induzirão a formação de anticorpos. ( ) J.M.S leva seus dois filhos ao posto de saúde, um para se prevenir contra a febre amarela e o outro filho para atendimento em virtude de um acidente com animal peçonhento (serpente). O enfermeiro deve orientar a vacinação do primeiro porque a vacina contém antígenos e orientar a utilização do soro antiofídico pela segunda criança porque contém anticorpos prontos.
O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Conforme o calendário nacional de vacinação (2019), assinale a alternativa INCORRET
Com relação às Técnicas de Enfermagem na administração de imunobiológicos, leia as afirmativas e marque a CORRETA:I. A administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação tanto do imunobiológico quanto do usuário. II. Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.
Qual deve ser o esquema vacinal de Hepatite B para gestantes sem história de vacinação prévia?
Assinale alternativa que corresponde ao esquema CORRETO da Vacina contra Poliomielite Inativada (VIP), de acordo com o Programa Nacional de Imunização:
Recuperar senha