(1,0)
Em relação à história da psicologia, podemos dizer, por enquanto, que ela cresce enquanto ciência quando reconhece seu objeto de estudo, ou seja, o homem inserido na sociedade em todos os seus vieses. Isto é, a psicologia só ganha espaço no rol das ciências quando se tem o reconhecimento da experiência privatizada, bem como o reconhecimento da experiência da crise da subjetividade (Figueiredo, 1991). Ainda, é quando a doutrina liberal afirma a individualidade, liberdade e igualdade dos homens que se dá o reconhecimento daquela subjetividade. Entretanto, o próprio indivíduo percebe que estes princípios são mera ilusão, ocasionando assim a crise da subjetividade, que requer solução.
Quando os homens passam pelas experiências de uma subjetividade privatizada e ao mesmo tempo percebem que não são tão livres e tão diferentes quanto imaginavam, ficam perplexos. Põem-se a pensar acerca das causas e do significado de tudo que fazem, sentem e pensam sobre eles mesmos. Os tempos estão maduros para uma psicologia científica (Figueiredo, 1991, p.30). ( L. G. Cambaúva, L. C. da Silva e W. Ferreira,1998)A seguir assinale a assertiva que melhor corresponde ao conceito da psicologia enquanto ciência:
“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A Psicologia como profissão, no Brasil, completou, oficialmente, 50 anos em 2012. Mudanças sócio-culturais e nas ciências contribuíram para o surgimento da Psicologia como um ramo científico independente. Dos questionamentos à soberania religiosa e a ruptura com outras convenções sociais, a Psicologia trilhou um longo caminho para a sua soberania. Associada por muito tempo e vista como subordinada às ciências, como a Biologia e Filosofia, a autonomia da Psicologia e a construção de um objeto passível de verificação científica teve um marco.Assinale a alternativa que apresenta esse marco.
Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.
Georges Canguilhem, no clássico texto “O que é a psicologia?”, considera que:
De acordo com as disposições da Resolução CFP n.º 9/2018, julgue o item.O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltados para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias, atuará considerando processos de desenvolvimento humano, configurações familiares, conjugalidade, sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero, identidade étnico-racial, características das pessoas com deficiência, classe social e intimidade como construções sociais, históricas e culturais.
De acordo com as disposições da Resolução CFP n.° 9/2018, julgue o item.
O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltados para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias, atuará considerando processos de desenvolvimento humano, configurações familiares, conjugalidade, sexualidade, orientação sexual, identidade de gênero, identidade étnico-racial, características das pessoas com deficiência, classe social e intimidade como construções sociais, históricas e culturais.
No ensino da avaliação psicológica, não se pode prescindir do aprofundado estudo das teorias psicológicas que fundamentam a técnica de coleta e análise de informações adotadas em processos avaliativos, seja no contexto clínico, seja no contexto organizacional e do trabalho. Desse modo, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico, julgue o item subsequente.
Na prática da avaliação psicológica a partir de uma abordagem multimétodo, as fontes subsidiárias são importantes para reconstruir a história do paciente, pois fornecem uma visão mais completa do caso.
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.Para Vygotsky, em sua perspectiva histórico-cultural, os processos psicológicos superiores estruturam-se, primeiramente, no plano interno ao indivíduo para só posteriormente se externalizarem, no seio de suas relações sociais.
A respeito da avaliação psicológica (AP) e das exigências éticas, teóricas, técnicas e metodológicas para o bom exercício profissional do psicólogo, julgue o seguinte item.
Considere que um psicólogo, ao emitir parecer sobre os resultados da AP de uma criança em situação de violência doméstica, tenha dado enfoque à personalidade da criança, enfatizando os efeitos do psiquismo sobre as condições dela. Nessa situação, o psicólogo procedeu de acordo com os princípios da AP, uma vez que é recomendado ao profissional se concentrar na compreensão da subjetividade, desconsiderando aspectos históricos e sociais que possam interferir nos resultados da avaliação.
Considerando as disposições da Resolução CFP n.º 6/2019, julgue o item.O laudo psicológico apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando-se os condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida.
Considerando as disposições da Resolução CFP n.° 6/2019, julgue o item.
O laudo psicológico apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando-se os condicionantes históricos e sociais da pessoa, do grupo ou da instituição atendida.
De acordo com os fundamentos conceituais da psicologia, julgue o item.
O termo “psicologia” deriva de duas palavras gregas que significam, respectivamente, “alma” e “estudo”.
O construtivismo foi proposto por Kant como uma das possíveis explicações para a origem da razão; segundo ele, a estrutura da razão é vazia e o que a alimenta são as experiências.
O empirismo é uma corrente filosófica que defende que a razão é inata.
Recuperar senha