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No Brasil durante o período colonial, ou seja, do ano de 1500 a 1822, a estrutura educacional se nutria de uma ampla organização heterogênea, dividida em três fases específicas. Tínhamos uma primeira fase que tratava educação como elemento da essência e origem das coisas em Deus; depois uma 32 segunda fase que articulava o processo educativo com as características filosóficas do positivismo e do iluminismo; e por último, uma terceira fase, que definia estrutura educacional ao pragmatismo. Diante do exposto, essas fases foram denominadas, respectivamente, de:
A educação está vinculada em cada época a uma visão de homem e de sociedade. O movimento Escola Nova teve suas ideias representadas no Manifesto dos pioneiros da educação nova lançado em 1932, propondo que:
A trajetória da educação profissional do Brasil passou por transformações que se articulam com demandas e pressupostos ideológicos próprios de cada período histórico. A respeito desse assunto, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a.
A década de 1980 passou por um momento de ampliação do debate a respeito das funções das instituições infantis para a sociedade brasileira.A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de:
Para a compreensão das tendências pedagógicas e dos seus ideários, faz-se necessário contextualizá-las, ou seja, situá-las historicamente. Na história da educação brasileira, o movimento denominado Escola Nova marcou seu tempo, sendo reflexo de um liberalismo político e econômico.Segundo o ideário da Escola Nova, afirma-se que
Segundo Érika Dias e Fátima Cunha de Ferreira Pinto, [...] o ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Sobre as relações entre educação e sociedade, NÃO representa decorrências da concepção de Dias e Pinto:
Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
Com relação à comunicação científica e à divulgação científica, assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas a seguir relativas à comunicação científica e à divulgação científica.I. A divulgação científica objetiva primordialmente democratizar o acesso ao conhecimento científico e possibilitar a alfabetização científica da sociedade de maneira geral, ao público leigo.II. A comunicação científica objetiva primordialmente promover a disseminação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações entre os pares da comunidade científica.III. Embora ambos os conceitos sejam bem próximos no que diz respeito à ação empreendida, eles se diferenciam quando são analisados o perfil do público-alvo, o nível do discurso e os canais utilizados para veiculação das informações.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Acerca da história do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a opção correta.
De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a gênese das funções psicológicas superiores está ligada, de modo particular, à ideia de:
Acerca das questões que abarcam o processo de aprendizagem e desenvolvimento humanos, consta na Teoria Histórico-Cultural que:1. Compreender o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente é importante para entender que as ações que hoje uma criança realiza com ajuda de um parceiro poderão ser realizadas sem assistência amanhã, pois o nível do desenvolvimento atual da criança altera de maneira significativa quando ela recebe auxílio de pessoas mais experientes e também quando ela imita as tarefas realizadas por amigos mais velhos.2. No processo de desenvolvimento humano, ocorrem mudanças significativas e qualitativas, e essas mudanças demarcam pontos de estabilidade e de virada. Os pontos de estabilidade podem ser entendidos como marcadores ou indicadores de períodos de desenvolvimento.3. As idades constituem formações globais e dinâmicas, são estruturas que determinam o papel e o peso específico de cada linha parcial de desenvolvimento. Em cada período de idade, o desenvolvimento não modifica, em seu transcorrer, aspectos isolados da personalidade da criança, reestruturando toda a personalidade em seu conjunto.4. No início de cada período de idade, a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a rodeia, sobretudo o social, é totalmente peculiar, específica, única e irrepetível para essa idade. Essa relação é denominada como situação social do desenvolvimento em dita idade. A situação social do desenvolvimento é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se produzem no desenvolvimento durante o período de cada idade. Determina plenamente e por inteiro as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir novas propriedades da personalidade, já que a realidade social é a verdadeira fonte do desenvolvimento, a possibilidade de que o social se transforme em individual.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Segundo estudos históricos, a concepção de família foi se alterando ao longo dos tempos, a partir de cada momento histórico e de contextos específicos. No Brasil, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) compreende família como “um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade.” (BRASIL, 2005, p. 41). Assinale a afirmativa que dialoga com esse conceito.
O contexto histórico-cultural é fundamental para as diferentes percepções de viver a juventude ou de ser jovem. Sobre o protagonismo juvenil é possível afirmar:
Relacione as reformas educacionais com suas respectivas características1. Reforma Rocha Vaz.2. Reforma Carlos Maximiliano.3. Reforma Rivadávia Correia.4. Reforma Benjamin Constant.( ) Considerada na historiografia da educação como a que gerou uma desregulamentação excessiva, propiciando o caos na educação nacional com a omissão completa do Estado em sua condução.( ) Estabeleceu o processo educativo sob o modelo seriado e ampliou o currículo das escolas brasileiras, incentivando o enciclopedismo.( ) Restaurou os certificados de conclusão do curso secundário expedidos pelo Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, reconhecidos pelo governo federal; reinstituiu a possível equiparação de outros estabelecimentos de ensino ao Colégio Pedro II, desde que fossem estabelecimentos públicos estaduais.( ) Última reforma a afetar o ensino secundário na Primeira República. Criou disciplina de educação moral e cívica, deu continuidade ao Colégio Pedro II e sua equiparação apenas aos estabelecimentos de ensino secundário estaduais e instituiu juntas examinadoras nos colégios particulares para exames de validade igual aos do Colégio Pedro II ou de estabelecimentos equiparados.Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada
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