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Qual termo do ITIL versão 2 é definido como "qualquer evento que não faz parte da operação padrão de um serviço e que causa, ou pode causar, uma interrupção ou uma redução na qualidade deste serviço"?
Diversos processos da área tecnológica são documentados pela metodologia COBIT, que padroniza e estabelece métodos para nortear esses processos. Com relação à COBIT, analise as afirmativas abaixo.I - A relevância da implantação dos métodos COBIT em uma empresa está ligada à necessidade de redução de custos independente do escalonamento e da disponibilidade dos recursos de TI. II - Os documentos COBIT definem métodos para testes de qualidade dos softwares e da maturidade tecnológica de uma empresa. III - Os processos para a Segurança da Informação são definidos pelas equipes de TI de cada organização, pois o mapeamento de seus métodos poderia comprometer a eficácia dos mesmos.Está correto APENAS o que se afirma em
O ITIL é composto por vários processos. Dentre eles, o de Suporte Técnico, que se refere a
Um projeto bem estruturado tem por finalidade alcançar a solução para um problema exposto, dentro de algumas características fundamentais, em que NÃO se inclui aquela que se refere a
No que se refere ao COBIT 4.1, pode-se afirmar:
No COBIT, as questões relacionadas ao gerenciamento dos níveis de serviço e ao gerenciamento dos serviços de terceiros são definidas no domínio de processos de
Sobre o relacionamento entre o Sistema de Gerenciamento da Configuração (SGC) e o Sistema de Gerenciamento do Conhecimento de Serviço (SGCS), é correto afirmar:
O processo ITIL, responsável por registrar o relacionamento entre componentes de serviço, é denominado de Gerenciamento de
Para o ITIL, a melhoria contínua constitui um dos elementos do ciclo de vida dos serviços e utiliza-se de métricas, para mensurar e estabelecer metas que demonstrem a maturidade e o desempenho dos serviços. Os principais tipos de métricas definidos pelo ITIL, na melhoria de serviço continuada, são os correlacionados aos números: 1. Métricas de processo. 2. Métricas de fornecedor. 3. Métricas de serviço. 4. Métricas de Tecnologia. 5. Métricas de Negócio.Assim, a alternativa que contém a resposta correta é a
No COBIT 4.1, identificar e alocar custos, assegurar a conformidade com requisitos externos e gerenciar mudanças pertencem, respectivamente, aos domínios conhecidos como
Acerca de conceitos relacionados à governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos da governança de TI é possibilitar o alinhamento das atividades da equipe de TI com as prioridades das demais áreas de negócios da empresa.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens subsequentes.
Monitoração e controle, gerenciamento do mainframe, gerenciamento de redes e armazenamento de dados são atividades técnicas altamente especializadas do estágio operação de serviço.
Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º 4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Requisitos é um conjunto de especificações necessárias para definir a solução de TI a ser contratada. Critérios de aceitação são parâmetros objetivos, mas nem sempre mensuráveis, utilizados para verificar um serviço ou produto quanto à conformidade aos requisitos especificados.
Julgue os itens a seguir, com base no CMMI (Capability Maturity Model Integration), versão 1.2.
Na representação por estágios, uma organização pode estabelecer quais áreas de processo devem alcançar os níveis de capacidade 4 e 5.
Julgue os itens a seguir, com base nos conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento de projetos, de acordo com a 4.ª edição do PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Um exemplo de projeto é a venda de ativos de uma operação no final do ciclo de vida do produto.
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