(1,0)
Acerca do papel dos responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento de contratos, julgue o seguinte item.Em caso de compra de computadores por ente governamental, caberá ao gestor do contrato receber, diligenciar e responder eventual questionamento técnico relacionado ao modelo dos processadores incorporados aos computadores adquiridos.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.Em se tratando da gestão do contrato, se a contratada não produzir os resultados ou deixar de executar as atividades contratadas, será permitida a fixação dos valores ou a glosa no pagamento, sendo vedados, nesse caso, procedimentos que ensejem a retenção no pagamento.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.O modelo de gestão do contrato deverá contemplar a fixação dos critérios de aceitação dos serviços prestados, incluindo métricas e níveis mínimos de serviços com os valores aceitáveis dos elementos que compõem a solução contratada.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.No modelo de execução do contrato, devem constar a fixação dos critérios de aceitação dos serviços e os valores dos níveis mínimos de serviços prestados, assim como os procedimentos a serem adotados na hipótese de a contratada não atingir os valores fixados nesses critérios.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.Nos casos em que o objeto de contratação seja destinado para apoio à fiscalização de solução de TIC, a contratada que provê a solução de TIC não poderá ser a mesma que apoia a fiscalização.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.A equipe de planejamento da contratação é responsável por avaliar a necessidade de contratações separadas para os itens que, devido a sua natureza, possam ser divididos em tantas parcelas quantas se comprovarem tecnicamente viáveis, pois mais de uma solução de TIC não poderá ser objeto de um único contrato.
Julgue o item a seguir, relativos a elaboração e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a Instrução Normativa n.º 1/2019 do MPOG/SLTI.A contratação de solução de TIC depende da apreciação e aprovação do documento de oficialização da demanda pelo fiscal administrativo do contrato, que avaliará o alinhamento de tal documento com o plano diretor de tecnologia da informação e comunicação (PDTIC).
Acerca da contratação de bens e serviços de TI, julgue o próximo item.
Segundo a Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações, o tipo de licitação melhor técnica deve ser utilizado exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, como fiscalização e elaboração de estudos técnicos preliminares, não se aplicando às contratações de bens e serviços de informática.
De acordo com a Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações, nas contratações para aperfeiçoamento de sistemas de TI considerados estratégicos em ato do Poder Executivo federal, a licitação poderá ser restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no Brasil.
A respeito de segurança da informação, julgue o item que se segue.
No modelo PDCA (Plan-Do-Check-Act), a fase de Plan é responsável por avaliar e mensurar o desempenho de um processo de acordo com o SGSI.
Com relação aos frameworks que auxiliam a melhorar a governança de TI, julgue os próximos itens.
Objetivos de controle do COBIT são os requisitos mínimos para o controle efetivo de cada processo de TI de modo que cada processo de TI do COBIT tem um objetivo de controle de alto nível e uma série de objetivos de controle detalhados, além dos quais existem no COBIT, para cada processo, requisitos genéricos (ou gerais) de controle.
Entre as características do COBIT estão as seguintes: possuir foco no negócio; basear-se em controles; ser dirigido por métricas; ser orientado a processos.
Governança em TI é responsabilidade dos executivos e diretores da organização; consiste em liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a TI da organização vá sustentar e estender as estratégias e objetivos da organização; e integra e institucionaliza boas práticas para garantir que a TI vá sustentar os objetivos de negócio.
Para que a gerência possa atingir seus objetivos de negócio, a versão 4.1 do COBIT propõe que sejam adotados os conceitos de critical success factors, key goal indicators, key perfomance indicators e modelo de maturidade.
Em engenharia de software, o processo dedesenvolvimento de software designa uma sequência deatividades, agrupadas em fases e tarefas, executadas de formasistemática e uniformizada, realizadas por pessoas comresponsabilidades bem definidas e que, a partir de um conjuntode entradas (inputs) produzem um conjunto de saídas (outputs).Como objetivos, o processo de desenvolvimento de software deveprover orientação sobre as sequências das atividades envolvidas,especificar os modelos descritivos do sistema, gerenciar as tarefase definir métricas para os modelos e atividades.R. A. Ramos. Treinamento em UML (com adaptações).Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento desoftware, julgue os itens de 64 a 67.O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.
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