(1,0)
No que diz respeito a comunicação e interação grupal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, julgue o item subsecutivo.
O meio organizacional coletivo pressupõe a reunião de colaboradores em prol de um objetivo institucional, alheio a aspectos particulares de cada profissional.
A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
Contribuindo para o sucesso organizacional, a gestão do conhecimento e o conhecimento organizacional constituem, ambos, abordagens prescritivas acerca da estruturação e do gerenciamento do conhecimento em organizações.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
Se determinado indivíduo possui um conhecimento que pode ser codificado diretamente em um sistema de representação, como a linguagem escrita , por exemplo, esse conhecimento é considerado como explícito.
A gestão do conhecimento dedica‐se exclusivamente ao conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar os conhecimentos produzidos por determinada organização.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item
A gestão do conhecimento que tem como foco a gestão de pessoas considera a tecnologia como uma ferramenta que fornece dados e informações para um processo decisório eficiente e eficaz.
Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.
No âmbito de uma organização, o processo de geração de valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais é denominado gestão do conhecimento.
Acerca de gestão de competências, julgue o item
A competência pode ser entendida como a combinação sinérgica de conhecimento, habilidade e atitude, expressa pelo desempenho profissional, no âmbito de determinado contexto ou estratégia organizacional.
Análise documental, observação, entrevistas e grupos focais são técnicas utilizadas para a elaboração do mapeamento de competências.
A descrição de uma competência organizacional expressa uma capacidade da organização ou de suas unidades produtivas.
A descrição de uma competência individual representa um desempenho ou comportamento esperado, devendo indicar explicitamente o que o profissional deve ser capaz de fazer em seu trabalho.
A atitude refere‐se à capacidade de instaurar conhecimentos para utilizá‐los em uma ação específica.
A remuneração por competência ocorre conforme o trabalhador avança em seu nível de habilidade, avançando, também, em termos de recompensa financeira.
De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano, em todo o mundo, em treinamento. No Brasil, segundo a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil”, da Revista Exame, em julho de 2018, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. Considerando essas informações, julgue o item a respeito de treinamento, desenvolvimento e educação.
O caráter intensivo e permanente é característico do provimento educacional oferecido pelas empresas. Essa característica revela os dois principais objetivos das universidades corporativas: ser um agente de mudança e aumentar as qualificações e competências relacionadas ao cargo.
A educação corporativa está sendo estimulada por um ambiente inquieto, curioso e revolucionário, provocado por fatores externos (globalização, desenvolvimento tecnológico, competitividade, mudanças rápidas e descontínuas etc.), que causam impacto na administração das organizações.
Chiavenato, 2014, p. 331 (com adaptações).
Tendo como base o texto acima, julgue o item quanto à educação coorporativa.
A gestão do conhecimento procura alinhar a educação das pessoas com os objetivos estratégicos do negócio. As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criam escolas e universidades próprias: as escolas corporativas e as universidades corporativas.
Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.Planejar é uma ação inicial na criação de planos de ações que podem melhorar o alcance dos propósitos de uma organização e a estruturação das atividades de determinado objetivo.
Recuperar senha