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No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem.Desejando externalizar o conhecimento tácito que determinado colaborador detenha sobre a elaboração de estudos técnicos, por exemplo, a organização deve documentar esse conhecimento de modo que seja possível a outros colaboradores reproduzi-lo facilmente. Nesse tipo de situação, observa-se a conversão do conhecimento tácito em explícito.
No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão depessoas, julgue os itens que se seguem.
Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.
Para a realização da gestão do conhecimento nas organizações, é necessário o apoio de ferramentas e instrumentos de tecnologia de informação e comunicação.
Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,julgue os itens subsequentes.
O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.
O papel do ocupante do cargo de secretário restringe-se à difusão, de forma ágil e com qualidade, das informações que lhe são confiadas.
O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, paraacompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelosde gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão pordesempenho e da gestão por competências, julgue os itens de74 a 80.
Por tratar diretamente do saber organizacional, a gestão do conhecimento possui como objetivo principal coletar a maior quantidade de informações disponíveis.
O processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa, de maneira a fazer que a informação certa chegue à pessoa certa na hora certa, é conhecido como gestão do conhecimento.
A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem embusca de uma política de inovação contínua. O conhecimentoorganizacional é a capacidade que uma empresa tem de criarnovo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização eincorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores.Considerando essas informações e a gestão do conhecimento,julgue os itens que se seguem.
Exemplifica o processo de socialização a classificação e sintetização de diferentes tipos de conhecimento
Um exemplo de processo de externalização é reaprender a experiência de outros integrantes.
Os quatro processos importantes para conversão do conhecimento são: socialização, externalização, combinação e internalização.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.
Julgue o item seguinte, relativo a gestão de pessoas.
A retenção do conhecimento científico pelos administradores de uma instituição e o compartilhamento das experiências práticas entre técnicos e analistas, ainda que exista segregação clara das etapas de retenção e compartilhamento, promovem um adequado processo de gestão do conhecimento organizacional.
No que diz respeito a comunicação e interação grupal, gestão do conhecimento e universidade corporativa, julgue o item subsecutivo.
A gestão do conhecimento, na perspectiva da globalização, requer inteligência interativa.
Organizações podem adquirir vantagem competitiva se estiverem em constante desafio e visarem à criação de novos produtos e serviços, por meio de conhecimentos gerados por iniciativa e esforço de empregados inter-relacionados nos vários setores da organização
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