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Só recentemente passou‐se a se falar em gestão por competências no Setor Público, em decorrência, principalmente, da publicação do Decreto Federal n.º 5.707/2006, que inovou a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal. Com relação a esse tema, julgue o item.
Um dos desafios no modelo de competências é conseguir adaptar as características do indivíduo às características do cargo que ele ocupa ou almeja ocupar em seu local de trabalho.
Acerca do desempenho profissional e do desenvolvimento de equipes, julgue os item.
Atualmente existe ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências não necessárias à empresa onde o profissional atua, mas voltadas ao progresso da própria carreira, incluindo qualidade de vida e realização profissional.
Acerca de gestão de competências, julgue o item
A competência possui o caráter de associar atributos pessoais ao contexto em que são utilizados.
A competência pode ser entendida como a combinação sinérgica de conhecimento, habilidade e atitude, expressa pelo desempenho profissional, no âmbito de determinado contexto ou estratégia organizacional.
A habilidade pode ser compreendida como um conjunto de informações integradas pelo indivíduo dentro de um esquema cognitivo pré‐existente.
O conhecimento diz respeito ao saber como fazer algo ou apropriar‐se dos meios adequados para alcançar um propósito.
Análise documental, observação, entrevistas e grupos focais são técnicas utilizadas para a elaboração do mapeamento de competências.
A descrição de uma competência organizacional expressa uma capacidade da organização ou de suas unidades produtivas.
A descrição de uma competência individual representa um desempenho ou comportamento esperado, devendo indicar explicitamente o que o profissional deve ser capaz de fazer em seu trabalho.
A atitude refere‐se à capacidade de instaurar conhecimentos para utilizá‐los em uma ação específica.
As competências coletivas geram o valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de ser imitadas pela concorrência.
A remuneração por competência ocorre conforme o trabalhador avança em seu nível de habilidade, avançando, também, em termos de recompensa financeira.
A respeito da gestão por competências, julgue o item.
A gestão por competências envolve os seguintes passos: definir os objetivos estratégicos da organização; identificar as competências necessárias ao alcance desses objetivos; mapear as competências internas, isto é, aquelas que a organização já possui; e comparar as competências necessárias com as atuais a fim de identificar as lacunas a serem preenchidas.
Os processos para desenvolver pessoas envolvem treinamento e desenvolvimento de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.
Julgue o próximo item, relativo à gestão de pessoas.
O fato de um servidor público demonstrar, durante a realização de uma palestra, pleno conhecimento dos assuntos do seu trabalho basta para confirmar que ele possui as competências requeridas para o cargo técnico que ocupa em seu órgão de lotação.
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