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Analise as assertivas abaixo acerca da temática dos sistemas de informações na organização, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:( ) Um sistema pode reagir a uma mudança ambiental, chegando até a modificá-lo.( ) Na classificação de sistemas, o subsistema técnico de produção é considerado um subsistema principal.( ) Os sistemas abertos são particularmente dinâmicos, variando, no entanto, a velocidade e as maneiras pelas quais os mesmos vão tornando-se complexos e diferenciados ao longo do tempo.( ) O intercâmbio de um sistema aberto – como a empresa – com seu ambiente se processa, referencialmente, por meio das pessoas como funcionários, acionistas e fornecedores.
Associe as influências (entradas) e as consequências/resultados (saídas) obtidas em uma negociação empresarial com os componentes do processo de negociação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.A. Influências B. Consequências/resultados( ) Flexibilidade ( ) Visão estratégica ( ) Persuasão ( ) Valores pessoais dos envolvidos
A coluna da esquerda apresenta as três dimensões dos Papéis dos Administradores e a da direita, a descrição de um papel específico de cada dimensão. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.1 - Papéis Interpessoais 2 - Papéis Informacionais 3 - Papéis Decisórios( ) Porta-voz: transmite para o público externo as estratégias, diretrizes, políticas e resultados da organização.( ) Símbolo: representação simbólica da organização, tornando seu representante ou referência da mesma.( ) Solucionador de conflitos: resolução de conflitos ou problemas internos ou externos à organização, que impedem o desenvolvimento das atividades.Assinale a sequência correta.
Durand (1998), seguindo as chaves do aprendizado individual de Pestalozzi, construiu um conceito de competência baseado em três dimensões, englobando não só questões técnicas mas também a cognição e as atitudes relacionadas ao trabalho. Nesse caso, competência diz respeito ao conjunto de:
Alguns autores (EDVINSSON; MALONE, 1998; STEWART, 1998; SVEIBY, 1998) entendem que o conhecimento gerado e/ou adquirido e efetivamente mantido por uma organização é representado pelo seu conjunto de capitais do conhecimento, o qual reflete: (1) os talentos e competências dos seus funcionários; (2) a eficácia dos seus sistemas e processos gerenciais, sua cultura, patentes e outros conceitos e modelos desenvolvidos; e (3) o caráter de seus relacionamentos com clientes, fornecedores, etc., a força de suas marcas, e sua reputação ou imagem. Os capitais são:
Marque a alternativa que descreve corretamente um impacto da tecnologia na Administração das organizações.
Na Gestão do Conhecimento, há o esforço de se transformar o conhecimento tácito em explícito e o de transformar o conhecimento individual em coletivo, havendo o seu compartilhamento entre todos os colaboradores da organização. Trata-se da administração dos ativos intangíveis, através de um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos para a organização. Contudo, a Gestão de Conhecimento só́ tem sentido se
A gestão do conhecimento se refere à criação, identificação, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento na empresa. Ela está inserida em um dos subsistemas de recursos humanos e tem sido praticada como uma forma de melhoria contínua do pessoa! das organizações. Dentro da gestão do conhecimento, há conceitos centrais para sua compreensão, como a interpretação do que é o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Assinale a alternativa correta em relação a esses dois tipos de conhecimento e a aplicação de sua interpretação à gestão nas organizações.
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