(1,0)
Caracteriza uma das condições padronizadas para a medida da pressão arterial:
Segundo Potter e Perry (2009), Oxigenoterapia é a administração de oxigênio por meio da via inalatória com o objetivo de prevenir ou melhorar a hipóxia tecidual. Em relação à Oxigenoterapia, analise as afirmativas abaixo:
I- O oxigênio é uma droga terapêutica e deve serusada com cautela, uma vez que pode provocar o ressecamento da mucosa do trato respiratório devido à quantidade e pressão serem superiores àquelas encontradas no ar ambiente, pois a capacidade de umidificação das vias aéreas superiores pode ficar reduzida e causar atelectasia.
II- Para a administração de oxigênio, os sistemas de liberação de gás podem ser classificados em sistemas destinados a liberar concentrações baixas (<35%), moderadas (35% a 60%) ou altas (>60%). A máscara de Venturi é um dos sistemas de baixo fluxo mais utilizados na Oxigenoterapia.
Após a análise das afirmativas, é CORRETO afirmar que:
O Técnico de Enfermagem registrou no prontuário de um paciente (homem, 25 anos de idade), os seguintes dados vitais:
• Temperatura: 37° C.
• Frequência respiratória: 18 rpm.
• Pulso: 80 bpm.
• Pressão arterial: 140 x 90 mm Hg.
Ao avaliar este paciente, é INCORRETO afirmar que ele se encontra:
Senhor JS, de 55 anos, cardíaco, encontra-se internado na clínica médica com o diagnóstico de edema agudo de pulmão, apresentado agitação, respiração rápida, pulso fraco e rápido. Neste caso, os cuidados de enfermagem devem ser voltados para
Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Sob orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elaborou nota técnica com foco na implementação de melhorias em suas unidades. De acordo com esta orientação, devemos lavar as mãos em que momentos?
O enfermeiro, para execução do procedimento de sondagem vesical de demora, precisa conhecer as finalidades, indicações, contraindicações, restrições, técnica e possuir habilidade e atitude. O cateter de demora é uma das principais causas de infecção urinária entre as pessoas que fazem uso deste dispositivo. Em relação à sondagem vesical de demora, analise as alternativas e identifique as corretas:I- As principais indicações da sondagem vesical de demora são: pacientes com retenção urinária obstrutiva ou funcional; pacientes no perioperatório e para pacientes acamados. II- Os fatores de risco alteráveis responsabilizados pela elevada prevalência de bacteriúrias, associado ao cateter de demora são: a indicação para o cateterismo; a duração do cateterismo; os cuidados com o cateter e a contaminação cruzada. III- Os fatores de risco inalteráveis responsáveis pela elevada prevalência de bacteriúrias, associado ao cateter de demora são: o sexo feminino apresenta taxas mais elevadas do que o sexo masculino; a idade avançada e a coexistência de uma doença grave. IV- É inevitável a infecção urinária associada ao cateter de demora, por isso a recomendação é utilizar o cateter vesical pelo maior tempo possível.Assinale a alternativa correta:
Manoel da Silva, 62 anos, tabagista e história de infarto agudo do miocárdio na família, estava na recepção da Unidade de Saúde aguardando consulta médica, sendo que sua esposa procurou o enfermeiro referindo que ele não está muito bem. O enfermeiro colocou o paciente na sala de procedimentos, onde possui material e medicamentos para atendimento de situações de emergências clínicas. Paciente relata dor no peito com irradiação para membro superior esquerdo, náuseas, astenia e falta de ar. Apresenta palidez cutânea e sudorese. Assinale a alternativa que constitui as intervenções de enfermagem adequadas para essa paciente:
Sobre a higienização das mãos, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:( ) Lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente. ( ) O principal problema da higienização das mãos não é a negligência dessa prática, mas sim a falta de bons produtos. ( ) A lavagem das mãos deve ser realizada tantas vezes quanto necessária, durante a assistência a um único paciente, sempre que envolver contato com diversos sítios corporais, entre cada uma das atividades. ( ) A lavagem das mãos com antisséptico é recomendada quando da realização de procedimentos invasivos. ( ) Na aquisição de produtos antissépticos, não há necessidade de verificar se estes estão registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA.Assinale a alternativa com a sequência correta:
O manejo de pacientes com necessidade de oxigenoterapia é uma demanda rotineira no trabalho do enfermeiro do Programa de Saúde da Família (PSF).
Com relação à oxigenoterapia por cateter nasal, assinale a alternativa incorreta.
Em relação aos procedimentos operacionais recomendados para a higiene das mãos, analise as afirmativas a seguir.I. A higienização simples das mãos, realizada com sabonete líquido e água, tem por finalidade remover os micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos. O procedimento deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos.II. A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica tem por finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.III. A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica realiza remoção de sujidades e deve ter duração de no mínimo 10 a 15 segundos.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação à administração de oxigênio, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o Relacionamento Terapêutico, é correto afirmar que
A necessidade de oxigenoterapia é determinada pela mensuração de uma PaO2 e/ou SatO2 inadequada, seja por meio de métodos invasivos ou não invasivos. No entanto, devemos nos atentar às precauções e às possíveis complicações:
I. PaO2 < 60 mmHg pode deprimir a ventilação em alguns pacientes com C crônica (DPOC).
II. FiO2 > 0,5 pode causar atelectasia de absorção. Níveis elevados de oxigênio depletam rapidamente os níveis de nitrogênio o que contribui para uma atelectasia precoce (denitrogenização alveolar).
III. Depressão da ventilação pode ocorrer principalmente em pacientes portadores de DPOC, por supressão dos quimiorreceptores periféricos (nestes alterados para a hipóxia) e consequente redução do estímulo ventilatório.
Sobre os itens acima, podemos dizer que:
Dentre os cuidados com a sonda vesical de demora, é recomendado
A higiene das mãos com preparação alcoólica é indicada
Recuperar senha