(1,0)
No que se refere a elementos textuais e linguísticos do texto acima, julgue o item que se segue.O termo “que”, nas linhas 1 e 13, desempenha a mesma função sintática.
Julgue o próximo item, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.
No trecho “o ato que ela executa” (l.5), o pronome “que” é empregado tanto como conectivo, já que liga duas orações, quanto como elemento referencial, ao retomar o antecedente “o ato”.
No período que constitui a assertiva V, as duas ocorrências do pronome relativo “que” exercem funções sintáticas distinta
A respeito do texto acima, julgue os próximos itens.O “que” (L.8) classifica-se, no período, como conjunção e introduz o complemento oracional da forma verbal “saber” (L.7).
“Nesse sentido, deve-se destacar que a ANS incluiu no rol de procedimentos as diretrizes que balizam e orientam a utilização das novas técnicas." (linhas 30 -31 - 32)Considerando os mecanismos de coesão textual e as relações sintático-semânticas dos termos destacados nesse fragmento, julgue a assertiva abaixo.Os termos “se" e “que", nas duas ocorrências, são formas pronominais.
“Você é o filho que tanto pedi a Deus.” A palavra destacada é:
Em “lembra-se de algo bizarro que aconteceu quando você tinha 13 anos!”, o termo em destaque
Sabia que a roupa nova, o colarinho, a gravata, as botinas e o chapéu de baeta o tornavam ridículo, mas não queria pensar nisso.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2016. p. 76 (fragmento).
Assinale a alternativa correta, considerando os aspectos formais da gramática normativa.
Em “O estudioso Martin E.P. Seligman constatou ao longo de sua carreira que os otimistas vivem mais e melhor”, o termo em destaque
“Que cidade linda é São Paulo!”
O “que” exerce a função de:
Assinale a frase em que o vocábulo que tem sua classe gramatical corretamente indicada.
Em que período a oração subordinada é adverbial concessiva?
Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO é um pronome relativo.
Um outro leitor declara o seguinte: “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto: porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida aquela que atingiu alguém? Se o objetivo das balas é matar e, na melhor das hipóteses, ferir alguém, sempre que aquilo acontece a bala cumpriu sua função e, assim sendo, não deveria ser chamada de bala perdida”.Observe os segmentos do texto:I. “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto...”II. “... porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida”III. “... aquela que atingiu alguém?”Assinale a opção que indica as frases em que a palavra sublinhada pertence à mesma classe gramatical.
Considerando a função morfossintática das palavras destacadas no trecho a seguir, assinale a alternativa que estiver CORRETA.“NORMALMENTE, quando as pessoas falam em gramática, desconhecem que podem estar falando não de uma coisa só, mas de coisas bem diferentes. Essa falsa impressão é também decorrente daquela já referida redução que os fatos linguísticos têm sofrido.”
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