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Sabemos que a letra “s” pode representar mais de um fonema, ou som. Na palavra “esconso”, a letra “s” ocorre duas vezes. Em cada uma das alternativas a seguir, há uma palavra em que a letra “s” também ocorre duas vezes. Em qual dessas alternativas o primeiro “s” e o segundo “s” soam, respectivamente, do mesmo modo que o primeiro e o segundo da palavra “esconso”?
Assinale a alternativa em que o substantivo não sofre mudança de timbre ao ser flexionada no plural.
De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira classificam-se as consoantes mediante os seguintes critérios:
I. quanto ao modo de articulação.
II. quanto à zona de articulação.
III. quanto ao papel das cordas vocais.
IV. quanto ao papel das cavidades bucal e nasal.
V. quanto à multiplicidade sensorial ativada pelo cérebro.
Estão corretas:
Assinale a alternativa adequada quanto à opção por uma ou outra forma no uso das palavras homófonas.
Assinale a alternativa cujas palavras fazem o plural como “miolo” e “poroso” quanto ao timbre da vogal tônica.
O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:
“Na atividade realizada com os estudantes do 6º ano, por exemplo, o professor percebeu dificuldades em saberes simples, como a separação de sílabas tônicas, por isso, retomou esse conteúdo. Além disso, Jonathan explica que todos os professores estão realizando, regularmente, pequenas avaliações – sempre com habilidades do ano anterior – a fim de olhar para as lacunas que resultaram das limitações impostas pelo período pandêmico”.Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).Sobre separação silábica, à luz do que diz Cegalla, afirma-se que:I. A regra geral diz: Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.II. Não se separam letras que representam ditongos, tritongos, dígrafos e encontros consonantais inseparáveis.III. Em oposição à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc.IV. O x com valor fonético de /cs/ junta-se à vogal seguinte (quando houver).Quais estão corretas?
“O conceito de aluno protagonista coloca a criança ou o adolescente como centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo um papel ativo, no qual ele é incentivado a expor suas ideias, debater e pesquisar. É essencial que o professor tenha clareza das competências que pretende desenvolver e trace indicadores para acompanhar o avanço das aprendizagens. Luciana afirma que “trabalhar em grupo ou usar a monitoria dos estudantes que apresentam mais conhecimento sobre determinado conteúdo podem ser formas de organização dessas atividades””.Fonte: (https://novaescola.org.br/cont... – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).Avalie as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando o que nos apresenta Cegalla.( ) Em essencial, ocorrem dois dígrafos; em trabalhar ocorrem, dois encontros consonantais.( ) O vocábulo aprendizagem é formado por parassíntese.( ) criança e adolescente são cognatos.( ) Nas palavras conceito e em criança, ocorrem dígrafo e ditongo.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre conceito de fonemas; relações entre fonemas e grafias; encontros vocálicos e consonantais, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra, podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
( ) Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema, podendo representar consoantes ou vogais nasais.
( ) Ditongo é a combinação de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa; podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quanto ao número de sílabas, as palavras são classificadas em:i. Monossílabas: aquelas que apresentam apenas uma sílaba.ii. Dissílabas: aquelas que apresentam duas sílabas.iii. Trissílabas: aquelas que apresentam três sílabas.iv. Polissílabas: aquelas que apresentam mais de três sílabas.Assinale a alternativa que apresenta exemplo de cada uma dessas categorias, conforme a ordem apresentada anteriormente.
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o número de fonemas das palavras possível e hotel:
Leia as frases a seguir:I. Um time hexacampeão não é aquele que ganha seis títulos ao longo de sua história, mas aquele que vence seis vezes consecutivamente.II. O patrão foi inexorável com os grevistas e não considerou suas reivindicações, despedindo todos.III. Por que você não vai direto ao assunto e diz o que quer? Você está sendo muito prolixo.IV. No estudo da língua portuguesa, mais do que a fonologia e a morfologia, fascina-me a sintaxe.V. Para ler a obra de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do Brasil, é indispensável conhecer o léxico.VI. Após a catástrofe da queda do barranco, os desabrigados, felizmente, receberam a máxima solidariedade das pessoas.Assinale a alternativa que expressa de modo CORRETO, respectivamente, o valor fonético da letra X nas palavras sublinhadas:
Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras.
Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica da palavra assalariado.
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