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Carlos é um menino de 8 anos que não fala nem apresenta escrita funcional desenvolvida. No processo de avaliação, o fonoaudiólogo identificou capacidade comunicativa por outros canais de comunicação como gestos, sons, expressões faciais e também significativa capacidade de observar e distinguir figuras. Com esses dados, o correto é o fonoaudiólogo fazer o seguinte encaminhamento:
Trata-se de um transtorno da aprendizagem de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificação de estímulos escritos ou símbolos gráficos e que acometem escolares, comprometendo sua capacidade de ler, escrever e compreender textos escritos.
Uma criança com desvio fonológico apresenta substituições de fricativas por plosivas, em posição inicial, caracterizando um processo de plosivização. O fonoaudiólogo teve como alvo terapêutico, durante seis sessões, a palavra "chuta", considerando a posição inicial e o contexto fonológico seguinte. A criança conseguiu adquirir o fonema nessa palavra. Resta saber se houve estabilização do novo segmento no sistema fonológico e se a criança é capaz de generalizar esse novo padrão em palavras ainda não usadas em terapia. Considerando os possíveis próximos passos nessa intervenção, qual alternativa está INCORRETA?
Quando uma criança tem dificuldades de processamento ortográfico, pode apresentar problema como:
Segundo Amorim, (1972) a atuação fonoaudiológica advém, principalmente, de três enfoques básicos: o preventivo, o curativo e o estético. Na prevenção secundária, é CORRETO afirmar que:
Analise as seguintes afirmativas a respeito das ações realizadas pelo Fonoaudiólogo na Educação e assinale a alternativa correta.I. Realizar ações preventivas, como triagens auditivas e avaliação de linguagem nos educandos.II. Realizar ações promotoras de Saúde, que potencializam a aquisição, o desenvolvimento e o aprimoramento dos aspectos relacionados à linguagem em suas diferentes modalidades (oral, escrita e visuoespacial), voz, audição e funções e estruturas orofaciais.III. Promover ações formativas para os educadores com relação aos recursos de tecnologia assistiva e uso de Sistemas de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa, a depender da necessidade da equipe escolar.IV. Identificar situações de risco para a saúde auditiva e vocal do educador e educando. V. Promover ações direcionadas ao aprimoramento das habilidades comunicativas da equipe escolar.
A Fonoaudiologia na Educação realiza ações envolvendo alunos público-alvo da educação especial. Esse grupo de alunos tem o direito de frequentar o Atendimento Educacional Especializado e pode apresentar os seguintes diagnósticos:
Na cartilha do Conselho Federal de Fonoaudiologia, “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”, são apresentadas possíveis atuações na educação do aluno surdo. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Orientar a equipe quanto à utilização da Libras e sobre o papel do intérprete/professor interlocutor em sala de aula.( ) Orientar sobre a aquisição de linguagem escrita como segunda língua.( ) Promover a inclusão junto aos alunos ouvintes.( ) Orientar o professor em relação à necessidade e aos cuidados com relação ao uso do aparelho auditivo, do aparelho FM e do implante coclear.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A cartilha “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola” do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia apresenta uma série de ações que pode ser desenvolvida a fim de proporcionar um impacto favorável para a Educação. Sobre essas ações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) Levantamento de dificuldades institucionais ligadas ao ensino e aprendizagem.( ) Desenvolvimento de ações institucionais.( ) Atendimento clínico dos estudantes com distúrbios da comunicação no ambiente escolar, desde que no turno inverso, para que não haja prejuízo às atividades pedagógicas.( ) Realização e divulgação de pesquisas que contribuam para o crescimento da educação.( ) Substituir professores alfabetizadores.A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
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