(1,0)
A respeito dos resultados avaliados pelo exame BERA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.I. O formato das curvas. II. A presença ou não de cada onda nas várias intensidades. III. O período de latência. IV. O valor de amplitude de cada onda. V. A correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais
De acordo com o tipo de fissura e alterações da fala, assinale a alternativa correta.
Embora não se encontrem detalhes de como o sistema auditivo realiza o processamento auditivo, são identificadas algumas etapas que devem ser avaliadas através de alguns testes. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Atenção seletiva. II. Detecção do som. III. Discriminação. IV. Localização.( ) É a capacidade de selecionar estímulos, é avaliado através de estímulos verbais de escrita dicótica.( ) É a capacidade de perceber, identificar a presença de um som, é avaliado através de audiometria, discriminação vocal, timpanometria e pesquisa de reflexo.( ) É o processo de detectar diferenças entre os estímulos sonoros.( ) É saber local da origem do som, é avaliado através da localização sonora em cinco direções.
Para Pereira (1996), é fundamental realizar-se o diagnóstico sobre as condições da audição de um indivíduo, principalmente para orientação do processo de reabilitação fonoaudiológica e/ou prevenção de distúrbio de comunicação. A avaliação do PAC (Processamento Auditivo Central) deve ser posterior à avaliação audiológica. A respeito da etiologia do PAC, assinale a alternativa incorreta.
Patologia mais comum em região supra-glótica, onde as glândulas mucosas são abundantes, correm mais comumente em valécula, base da língua, epiglote e pregas ari-epiglóticas. Se tornarem muito grandes, podem causar obstrução da via aérea, principalmente em crianças. Em pregas vocais CCVV falsas e verdadeiras podem se originar das glândulas salivares menores da laringe.
A aquisição normal da linguagem é dependente de uma série de fatores como o contexto social, familiar e histórico pré, peri e pós-natal do indivíduo, suas experiências, capacidades cognitivas e orgânico funcionais. A integridade auditiva é um pré-requisito para esse processo, bem como as estruturas envolvidas na produção de fala. É por meio da audição que a criança tem acesso à linguagem oral, sendo capaz de detectar, identificar, discriminar, reconhecer os sons da fala para, posteriormente, compreendê-los e produzi-los. No entanto existem possíveis trocas que ocorrem na fala da criança. Assinale a alternativa que corresponde à troca fonoaudiológica a seguir: SAPO- CHAPO, ZEBRA-GEBRA.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. O Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais, DSM IV, inclui a dislexia nas perturbações de aprendizagem, utiliza a denominação de “Perturbação da Leitura e da Escrita” e estabelece os seguintes critérios de diagnóstico.I. O rendimento na leitura/escrita, medido através de provas normalizadas, situa-se substancialmente abaixo do nível esperado para a idade do sujeito, quociente de inteligência e escolaridade própria para a sua idade.II. A perturbação interfere significativamente com o rendimento escolar, ou atividades da vida quotidiana que requerem aptidões de leitura/escrita.III. Se existe um déficit sensorial, as dificuldades são excessivas em relação às que lhe estariam habitualmente associadas.IV. A dislexia é uma perturbação da linguagem que tem na sua gênese um déficit fonológico e intelectual, o indivíduo com dislexia terá um atraso cognitivo e intelectual. Considerando um deficiente intelectual.
Ao se falar em desenvolvimento de habilidades relacionadas à aprendizagem, é preciso se reportar a dois teóricos que, sem dúvida, foram os que mais influenciaram a área da Educação nas últimas décadas: Piaget e Vygotsky. Convém ressaltar que as suas teorias não se referiram às questões de aprendizagem, mas sim de constituição do pensamento e/ou construção do conhecimento. De acordo com as afirmações a baixo, relacione as colunas do autor a sua teoria, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Piaget. II. Vygotsky.( ) Em seus pressupostos, acrescenta a noção de "social" a essa construção do conhecimento, dando a ideia de que entre a atuação do indivíduo e o meio, existe uma mediação.( ) Para ele, a linguagem, além de ser fundamental na comunicação, fornece suporte para a organização e a estruturação do conhecimento. Novamente, observa-se uma ênfase no tocante às funções cognitivas.( ) Para ele o indivíduo constrói o seu conhecimento, por meio da interação com o meio.( ) Esse teórico indicou, também, uma noção de que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. A essa noção está vinculado o conceito Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que se trata da distância entre as habilidades que o aluno consegue realizar sozinho e aquelas que ele só conseguiria fazer com a ajuda de um mediador (um indivíduo mais experiente).
A respeito do exame potenciais evocados auditivos de tronco cerebral (BERA), assinale a alternativa correta.
A respeito dos resultados avaliados pelo exame BERA, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.I. O formato das curvas. II. A presença ou não de cada onda nas várias intensidades. III. O período de latência. IV. O valor de amplitude de cada onda. V. A correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais.
Apractognosia é o termo utilizado para qualquer distúrbio seja ele práxico ou gnósico devido a uma lesão encefálica onde estes centros estejam localizados (DORETTO, 2001). De acordo com as informações abaixo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) O paciente apresenta um conjunto de deficiências sensório-percepto-motoras que acarreta na incapacidade de realizar movimentos, gestos ou habilidades previamente aprendidas, seja de uma forma espontânea ou ao comando verbal.( ) O diagnóstico pode ser feito descartando a presença de um distúrbio primário de atenção, compreensão, motivação, força, coordenação ou sensibilidade que pudesse interferir na performance normal do ato motor.( ) As funções práxicas dependem essencialmente do controle de áreas superiores do córtex encefálico que são: área motora primária, área suplementar e córtex pré-motor.( ) O indivíduo portador de apraxia apresenta muita dificuldade em realizar movimentos ao comando verbal ou mímico, porém podem executar os mesmos movimentos de forma automática.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.A _________________ é um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos intencionalmente. Ex: ordena-se ao paciente realizar o sinal da cruz e ele é incapaz de fazê-lo, mas o faz automaticamente ao entrar na igreja. Está associado frequentemente com grandes lesões parietais especialmente parte inferior do lobo parietal.
A respeito da disfluência de fala (gagueira), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) Pessoas com gagueira nunca gaguejam cantando ou quando representam um personagem no teatro.( ) A gagueira é um hábito adquirido.( ) Quando uma pessoa (com gagueira ou não) se encontra em uma situação de dúvida, o cérebro dá uma ordem para o corpo se movimentar menos até que a pessoa decida o que fazer.( ) O estresse não causa gagueira, mas pode agravá-la.( ) A pessoa gagueja, porque pensa mais rápido do que fala.
No início do desenvolvimento da criança a consciência tem caráter afetivo. Segundo Luria, esse caráter reflete o mundo afetivamente; a seguir a consciência passa ao concreto imediato, assim como as palavras que se refletem em seu mundo; no estágio seguinte a consciência passa a ser lógica verbal e abstrata mesmo que os estágios anteriores permaneçam encobertos. No fazer psicopedagógico, examinamos as considerações de autores como Vygotsky e Luria, em relação à subordinação da criança ao adulto: quando a criança adquire uma palavra que designa um objeto em particular e serve como sinal de uma ação concreta, ela se subordina a esta palavra, assim como à instrução verbal do adulto. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.I. Luria. II. Vygotsky.( ) Enfatiza que "além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função pragmática ou reguladora; a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta".( ) Ensina que é indispensável examinar como os processos voluntários se formam no curso do desenvolvimento da atividade concreta do sujeito e na sua comunicação com o adulto, cuja organização está baseada no desenvolvimento linguístico da criança.( ) A primeira etapa da função reguladora da linguagem da criança - função base do comportamento voluntário - é a capacidade de subordinação à instrução verbal do adulto e, a partir dessa "subordinação primitiva", forma-se o ato voluntário.( ) Os experimentos, mostraram que a subordinação da ação do sujeito à instrução verbal do adulto, não é algo simples e desenvolve-se progressivamente. Desse modo, observa-se que a linguagem tem uma grande importância na organização da conduta da criança e no seu desenvolvimento; primeiro a sua influência é feita de fora para dentro e depois passa a se organizar de dentro para fora.
A afasia se caracteriza por alteração de processos linguísticos de significação de origem articulatória e discursiva, incluindo aqui os aspectos gramaticais, produzida por lesão focal adquirida no sistema nervoso central, em zonas responsáveis pela linguagem, podendo ou não se associarem a alterações de outros processos cognitivos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) São classificados como não fluentes (lesão focal em região temporal posterior ou em lobo parietal esquerdo).( ) São classificados como fluentes (lesão focal em lobo frontal anterior esquerdo).( ) O comum nas afasias motoras são os sintomas de redução, enquanto que nas afasias sensoriais ocorrem mais os sintomas de deformação.( ) O fato de classificar a afasia, só nos auxilia na identificação sindrômica do paciente, não trazendo assim esclarecimentos quanto a reabilitação.( ) São muitas as variáveis que vão interferir no prognóstico, sendo elas: etiologia, idade, sistema geral, fatores psicológicos, sócio-culturais, extensão da lesão.
Recuperar senha