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Matéria: Fonoaudiologia Diversas x
#141829
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Fonoaudiologia Diversas
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(1,0)

A organização das informações acústicas pelo sistema auditivo central está relacionada com a capacidade biológica e experienciação auditiva do indivíduo, sendo que as estruturas envolvidas localizam-se a partir do:

#141828
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(1,0)

Responsável pela atenção ao estímulo sonoro. Também tem um papel importante nos reflexos auditivos como o “startle” (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causadas pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo:

#141827
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Analise os grupos de causas psicomotoras das disgrafias e assinale a alternativa correta:
I - Distúrbios na motricidade ampla e fina, relacionados com a falta de coordenação entre o que a criança se propõe fazer (intenção) e o que realiza (perturbações no domínio do corpo); Distúrbios na coordenação visomotora, associada à dificuldade no acompanhamento (visual) do movimento dos membros superiores e/ou inferiores; Deficiência na organização temporoespacial (direita/esquerda, frente/atrás/lado e antes/depois).
II - Problemas na lateralidade e direcionalidade (dominância manual); Erros pedagógicos, relacionados com falhas no processo de ensino, estratégias inadequadamente escolhidas pelos docentes ou mesmo desconhecimento deste problema.

#141826
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É incorreto afirmar sobre as disortografias:

#141825
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Com relação aos níveis de medidas de intensidade de som, analise as definições abaixo e assinale a alternativa que traz os conceitos corretos:
X - O dB mostra quanto uma intensidade é maior ou menor do que a intensidade relativa. Está relacionado à mínima intensidade de energia audível que é 10 (16cm2).
Y - O dB mostra quanto uma pressão sonora é maior ou menor do que a pressão sonora de referência. Está relacionada á mínima pressão sonora audível que é 20 µPA. Ao dobrar a pressão sonora de um som este está acrescido de 6dB, ou seja, um altofalante que emite 20 dB, ao ligar outro altofalante que emite 20 dB tem-se uma intensidade de 26 dB.
Z - Realizando diversos estudos para medir a audição de adultos jovens estabeleceu-se uma medida padronizada do que seria a audição normal.

#141824
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O diapasão é colocado alternadamente na mastóide do paciente e do examinador, a audição deste é considerada normal. Se o paciente ouvir por mais tempo que o examinador, sugere perda auditiva condutiva e diz-se que o teste está prolongado. O texto traz a descrição do:

#141823
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O teste de Bonnier no paciente com otosclerose e fixação de cadeia, o som emitido pelo diapasão pode ser escutado quando ele é colocado exceto:

#141822
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Com relação às percepções sobre Psicomotricidade, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos. Está ligada à atenção, consciência e memória.
II - É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações. Divide-se em espacial, temporal, visual, auditiva, olfativa, gustativa, termotátil e de análise e síntese.

#141821
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O desenvolvimento dos movimentos corporais realizados pelos grandes músculos refere-se á:

#141820
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Na perda auditiva de grau leve se consegue ouvir sem amplificação:

#140573
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O fato de que a criança acerta, mostrando uma fala que contém fragmentos espelhados da fala do adulto, atesta que a criança:

#140572
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(1,0)

Considere os itens a seguir sobre o desenvolvimento da linguagem:

- Responder a comandos verbais sem pistas visuais. Ex: dar tchau, jogar beijo, bater palmas quando alguém canta parabéns. - Começar dizer as primeiras palavras com significado. Ex: mama, papa, dadá, teté. - Olhar quando chamado pelo nome. - Entender o “não”.

Os marcos dos desenvolvimentos das linguagens descritas acima são características de qual das faixas etárias a seguir?

#140571
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Sobre os processos fonológicos, falar Sapéu ao invés de Chapéu caracteriza:

#140570
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Qual das alternativas a seguir representa o processo fonológico “sonorização de plosiva”?

#140569
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(1,0)

Com relação à avaliação da linguagem escrita, a avaliação do letramento tem como parâmetro assistencial proposto pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa):