(1,0)
O fisioterapeuta é chamado para aumentar o tempo expiratório de um paciente recebendo ventilação mandatória controlada a volume, sem alterar o volume minuto.Assinale a alternativa com o correto parâmetro a ser ajustado para atender a essa solicitação.
Pacientes em unidades de tratamento intensivo (UTI) devem receber assistência fisioterapêutica 24 horas, e tanto as alterações respiratórias quanto as motoras necessitam de cuidados específicos por parte da equipe de assistência. Considerando as condições do paciente restrito ao leito, assinale a alternativa correta.
A principal missão do fisioterapeuta em UTI consiste em executar seus conhecimentos específicos em auxiliar nas funções cardiorespiratórias da pessoa enferma. O acompanhamento correto na UTI auxilia na prevenção e/ou no tratamento das doenças cardiopulmonares, circulatórias e musculares, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas. São consideradas atividades que o Fisioterapeuta Intensivista deve exercer nas UTIs. Assinale a alternativa CORRETA: I. Monitoramento sistemático dos sistemas cardiorrespiratório e neuro-músculo-esquelético. II. Estímulo da força muscular para impedir o acúmulo de secreção no interior do sistema respiratório. III. Gerenciamento da assistência ventilatória mecânica invasiva e não-invasiva, o que contribui para que o paciente respire por menos tempo com auxílio de aparelhos. IV. Tratamento de vícios posturais que provocam úlceras de pressão (área com necrose, devido à falta de circulação sanguínea), etc. Estão CORRETAS:
Na prática clínica do fisioterapeuta intensivista é essencial a análise e interpretação da gasometria arterial. Ela tem o objetivo de avaliar distúrbios da oxigenação e do equilíbrio ácido-básico, causados por problemas respiratórios e/ou metabólicos.Analise a gasometria a seguir de um paciente lactente apresentando importante quadro de desconforto ventilatório e marque a opção correta: pH=7,29, PaO₂ =49 mmHg, PCO₂ =65 mmHg, HCO₃ =26 mEq/L, EB=2,5 mEq/L, SatO₂ =80%.
A principal missão do fisioterapeuta em UTI consiste em executar seus conhecimentos específicos em auxiliar nas funções cardiorespiratórias da pessoa enferma. O acompanhamento correto na UTI auxilia na prevenção e/ou no tratamento das doenças cardiopulmonares, circulatórias e musculares, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas. São consideradas atividades que o Fisioterapeuta Intensivista deve exercer nas UTIs.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Monitoramento sistemático dos sistemas cardiorrespiratório e neuro-músculo-esquelético.
II. Estímulo da força muscular para impedir o acúmulo de secreção no interior do sistema respiratório.
III. Gerenciamento da assistência ventilatória mecânica invasiva e não-invasiva, o que contribui para que o paciente respire por menos tempo com auxílio de aparelhos.
IV. Tratamento de vícios posturais que provocam úlceras de pressão (área com necrose, devido à falta de circulação sanguínea), etc.
Estão CORRETAS:
As equipes das UTIs geralmente utilizam protocolos para realização de desmame, os quais consideram critérios para iniciar a desconexão da ventilação mecânica.Em relação a esses critérios, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente, 58 anos, trauma com sepse, apresentou SARA (síndrome da Angustia Respiratória Aguda). Mantido na UTI, o objetivo clínico do paciente inclui promover troca gasosa adequada, evitar lesão pulmonar associada à ventilação mecânica e observar o comprometimento hemodinâmico decorrente do aumento de pressões torácicas: A fisioterapia pode atuar:
Recuperar senha