(1,0)
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue o item subsequente.A eficácia anti-hipertensiva da furosemida pode ser atribuída ao aumento da excreção de sódio, à redução do volume sanguíneo e à redução da resposta vascular do músculo liso ao estímulo vasoconstritor.
Diversas classificações têm sido propostas para os diuréticos, com base, principalmente, na estrutura química e nos mecanismos e locais de ação. No que se refere a esses fármacos, julgue o item subsequente.Furosemida é um medicamento da classe dos diuréticos de alça, atuante na alça de Henle e intensificador da excreção de urina e sódio pelo organismo.
Julgue o item que se segue, acerca do fármaco propranolol, utilizado no controle da hipertensão.O propranolol é um agente bloqueador alfa-adrenérgico que produz diminuição da frequência e do débito cardíacos.
Julgue o item seguinte, relativo aos princípios gerais de farmacologia.Lisinopril, captopril, enalapril e hidroclorotiazida são exemplos de medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão arterial.
Julgue o item subsequente.
Os Beta-2-agonistas inalatórios de curta ação são os broncoconstritores mais amplamente utilizados e eficazes no tratamento da asma devido ao seu antagonismo funcional da broncodilatação.
A respeito da farmacologia cardíaca, da farmacologia renal e da hipertensão, julgue o item.
O mecanismo de ação da furosemida baseia-se na inibição da absorção de sódio e cloreto nos tubos distais e proximais e na alça de Henle.
Em pacientes com dislipidemia e HAS, não é recomendado o uso concomitante de sinvastatina e anlodipino, visto que há interação entre os dois medicamentos.
A tosse sem etiologia definida é um dos efeitos adversos relatados por pacientes que fazem uso de inibidores da ECA.
A respeito da farmacologia cardíaca, da farmacologia renal e da hipertensão, julgue o item.A primeira linha de tratamento para a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é composta por medicamentos da classe dos betabloqueadores e inibidores da enzima conversora de angiotensina II (ECA).
A respeito de medicamentos com o princípio ativo losartana potássica, julgue o item subsecutivo.
O medicamento registrado como referência da losartana potássica deve ter qualidade, eficácia terapêutica e segurança comprovadas por estudos clínicos, enquanto o medicamento genérico exige somente estudos in vitro para ser registrado.
Recuperar senha