(1,0)
A função horária da posição, no movimento uniforme, é ܵS = S0 + vt ,em que ܵS é a posição final do corpo, S0 é a posição inicial, v é a velocidade e t é o tempo. Com relação a essa equação, julgue o item.
Para todo ܵS0, a posição final é uma grandeza diretamente proporcional à velocidade.
De forma simplificada, os foguetes aeroespaciais funcionam expelindo massa em alta velocidade para fora de suas extremidades, a fim de produzir o impulso necessário para sua subida. À medida que a massa de combustível deixa o foguete, a sua massa total diminui e, portanto, a velocidade aumenta à medida que ele se torna cada vez mais leve. A velocidade final de subida de um foguete pode ser modelada e calculada por meio do que é conhecido como equação do foguete, expressa como vn = 0,6vn-1, para todo n ≥ 2, com v1 = 2.400 metros por segundo. Nessa expressão, vn é a velocidade medida em metros por segundo e n é um número natural que representa o tempo em segundos.Com relação às informações precedentes, julgue o item subsequente.Se a velocidade final V do foguete é dada pela soma dos termos da equação do foguete para todos os n ∈ ℕ, então V = 6.000 metros por segundo.
Considere que a distância de frenagem d, em metros, de um carro viajando a uma velocidade de v km/h é dada por d = v + (v/20)2 . Com base nessas informações, julgue o item seguinte.Se os freios são acionados quando o carro viaja a 100 km/h, será necessário menos de 150 metros até sua parada.
Considere que a distância de frenagem d, em metros, de um carro viajando a uma velocidade de v km/h é dada por d = v + (v/20)2 . Com base nessas informações, julgue o item seguinte.A velocidade que resulta em uma distância de frenagem de 25 m é 50 × 201/2 – 200.
Considere que a distância de frenagem d, em metros, de um carro viajando a uma velocidade de v km/h é dada por d = v + (v/20)2 . Com base nessas informações, julgue o item seguinte.O gráfico que representa a função d(v) é uma parábola com concavidade voltada para baixo.
Considerando um sistema constituído por uma partícula de massa m que tem o movimento descrito como o de um oscilador harmônico simples, regido pela equação x = 4 sen (2πt + π/2), em que todas as grandezas estão expressas no Sistema Internacional (SI), julgue o item.O período do movimento (T) é igual a π/2 s.
Considerando um sistema constituído por uma partícula de massa m que tem o movimento descrito como o de um oscilador harmônico simples, regido pela equação x = 4 sen (2πt + π/2), em que todas as grandezas estão expressas no Sistema Internacional (SI), julgue o item.A amplitude (A) do movimento é igual a 4 m.
Quanto à óptica e às suas aplicações na correção de problemas de visão, julgue o item.
A distância focal de uma lente divergente de 4,5 graus é superior a 24 cm.
Na presbiopia, também conhecida como vista cansada, a alteração na visão é caracterizada pelo envelhecimento natural dos olhos, o que resulta na perda da capacidade de acomodação visual, sendo sua correção realizada por meio do uso de lentes convergentes.
A amplitude de acomodação é a diferença da potência refrativa que o olho efetua para visualizar um objeto entre o ponto próximo e o ponto remoto.
O míope apresenta achatamento de seu globo ocular, longitudinalmente ao seu eixo óptico; assim, com esforço de acomodação, ele consegue ver com nitidez objetos posicionados no infinito.
Considere-se que Lucas, que é hipermetrope e estava sem seus óculos, tenha precisado, para conseguir ler um livro, acomodá-lo a 35 cm de distância de seus olhos. Sabendo-se que, nas pessoas emetropes, isto é, de visão normal, o ponto próximo está localizado a 25 cm do olho, é correto afirmar que a vergência da lente dos óculos de Lucas, em dioptrias (di), é maior que 1,2.
A uma velocidade de 2,5 m/s, são necessários 16 s para se percorrer uma distância de 40 m.
Recuperar senha