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Matéria: Estruturas Oceânicas x
#250720
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O conceito de velocidade de grupo, no estudo de ondas do mar, permite mostrar que é com essa velocidade que a energia de ondas se propaga. A partir da relação de dispersão de ondas de gravidade, pode-se determinar que, para ondas se propagando em grandes profundidades, a razão entre a velocidade com que o grupo de ondas se propaga e a velocidade de fase das ondas que o compõem vale

#250719
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Considere as afirmativas a seguir em relação ao sistema de combate a incêndio e seus agentes extintores.
I - A água salgada é boa condutora de eletricidade e, portanto, deve-se evitar sua utilização na extinção de incêndios de classe C.
II - O pó químico seco, quando pulverizado, forma uma nuvem sobre o fogo, extinguindo-o por quebra de reação em cadeia e por abafamento.
III - O gás carbônico é um gás inerte empregado como agente extintor por abafamento, sendo amplamente utilizado em compartimentos habitáveis.

É correto o que se afirma em

#250718
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Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

#250717
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Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.
I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.
II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.
III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de ?utuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.

Está correto o que se afirma em

#250716
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Pode-se dividir as regiões marinhas de acordo com a capacidade de penetração da luz. Em relação a esta divisão é possível afirmar que:

#240636
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Considere as seguintes condições críticas de momentos fletores para a seção mestra de navio:
• Condição de alquebramento: 36000 t.m • Condição de tosamento: 42000 t.m
Se a máxima tensão normal para esta seção for 120 MPa, qual o valor, em m3, do seu mínimo módulo requerido?

#240635
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Um elemento estrutural de um navio tem as seguintes funções:
• Primária: transferir verticalmente as cargas atuantes nos conveses e plataformas para a estrutura do fundo do navio, onde serão equilibradas pelas forças de empuxo. • Secundária: fazer a amarração da estrutura na direção vertical.
Essas funções são referentes ao elemento estrutural denominado

#240634
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No projeto de hélices propulsores, a utilização do diagrama de Burril tem como principal propósito

#240633
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No estudo de interação casco-hélice, pode-se relacionar a velocidade do navio (Vs) com a velocidade de avanço do hélice (Va) através da expressão
Dados w - coeficiente de esteira t - coeficiente de redução da força propulsora

#240632
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Um navio de 200 m de comprimento e 16 m de boca tem um coeficiente de bloco de 0,75, quando flutua no calado de 8 m, sem banda e sem trim, em água doce (γfw = 1 t/m3 ).
Para que o navio flutue nas mesmas condições, em água salgada (γsw = 1,025 t/m3 ), com o mesmo calado de 8 m, deve-se adicionar a bordo uma carga, em toneladas, aproximadamente igual a