(1,0)
H2 (g) + Cℓ2 (g) ⇌ 2 HCℓ (g)
Considerando a reação química acima e que, em uma mistura em equilíbrio entre H2 e Cℓ2 para formar HCℓ, as concentrações de H2 e Cℓ2 sejam, respectivamente, 1,00 × 10−11 mol/L e 2,00 × 10−10 mol/L, julgue o item seguinte.
Ao se adicionar Cℓ2 (g) à mistura em equilíbrio, a reação tenderá a se deslocar no sentido de formação do produto.
Julgue o item a seguir, a respeito de soluções, densidade, concentração de soluções, diluição de soluções e volumetria.
Uma solução 0,5 mol/L de ácido clorídrico (HCl) será plenamente neutralizada caso reaja com o mesmo volume de uma solução 0,3 mol/L de hidróxido de bário, sem que haja excessos.
A densidade de uma solução 0,1 mol/L de cloreto de sódio é igual à de uma solução mais concentrada desse mesmo composto.
Ao se diluir 50 mL de uma solução 0,1 mol/L de Ba(OH)2 em um balão volumétrico de 1 L, obtém-se uma solução 0,05 mol/L.
Julgue o item a seguir, a respeito de soluções, densidade, concentração de soluções, diluição de soluções e volumetria.Sabendo-se que um mol de bário pesa 56 g, um de oxigênio pesa 16 g e um de hidrogênio pesa 1 g, um litro de uma solução 0,2 mol/L de Ba(OH)2 contém 18 g dessa base.
Em relação aos indicadores químicos do tipo ácido-base, pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa que indica o pH correto de uma solução em que [H+] = 10–7.
O pH da água neutra a 25ºC, é 7.A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.I. A 30ºC, o pH neutro é 6,92.II. A 10ºC, o pH neutro é 7,27.III. Mesmo a temperaturas diferentes de 25ºC, o pH neutro não se altera.Assinale:
O indicador metalocrômico conhecido como negro de eriocromo T é empregado na análise de cálcio por
A tabela seguinte fornece os intervalos de pH de viragem de cor de dois indicadores ácido-base a 25 oC. Nessa temperatura, o produto iônico da água, Kw, vale 1,0 × 10–14 .Indicador Intervalo de pH de viragem Mudança de corVermelho de metila 4,4 a 6,2 Vermelho para amareloAlaranjado de metila 3,0 a 4,5 Vermelho para amareloA 25 ºC, esses dois indicadores devem apresentar-se com a cor amarela em presença de
Uma solução de ácido fórmico foi preparada a 25 °C. Após atingir o equilíbrio, a solução apresentou pH igual a 2. Sabendo-se que a constante de ionização (Ka) para o ácido fórmico é igual a 2.10-4 , a concentração inicial da solução de ácido fórmico é igual a
No pré-tratamento de material lignocelulósico por via ácida empregando ácido sulfúrico, foram obtidos 100 m3 de hidrolisado rico em pentoses, cujo valor de pH era igual a 2,0. Visando a aproveitar este hidrolisado para a produção de etanol de segunda geração a partir da fermentação das pentoses, foi necessária a neutralização. Para tal, utilizou-se hidróxido de cálcio.A partir dessas informações e assumindo que a acidez do hidrolisado foi decorrente exclusivamente da dissociação do ácido sulfúrico, qual foi a quantidade de hidróxido de cálcio utilizada na neutralização?
A análise potenciométrica de uma determinada amostra foi feita utilizando eletrodo íon seletivo de fluoreto e eletrodo de referência de prata-cloreto de prata de junção dupla, da seguinte forma: o técnico dissolveu 175 mg da amostra em água deionizada, depois acrescentou solução tampão e niveladora de força iônica (TISAB), ajustando o pH para 5,5. Diluiu, em seguida, com água deionizada até 250,00 mL (SOL A). Uma alíquota de 50 mL da SOL A foi transferida para um béquer com agitação magnética. O par de eletrodos foi mergulhado nessa solução, e a ddp, medida em um milivoltimetro eletrônico, foi de +180 mV. A equação da curva de calibração, feita a partir de soluções padrão de fluoreto de sódio nas mesmas condições potenciométricas, foi ΔE = 55,0 pF + 15.Dado: pF = -log [F- ]Sobre essa análise potenciométrica, afirma-se que o(a)
Um dos experimentos mais realizados em aulas de laboratório de química para alunos do ensino médio é descrito a seguir.Em um erlenmeyer é feita a combustão do enxofre; ao produto dessa reação, adiciona-se água e obtém-se uma substância A, que torna vermelho o papel azul de tornassol. Em outro erlenmeyer, faz-se a combustão do magnésio, adiciona-se água e obtém-se uma substância B, que torna azul o papel vermelho de tornassol. Em seguida, promove-se a reação entre A e B, formando uma substância C, em meio aquoso.O nome da substância C é:
Marque a alternativa correta o sobre pHmetro.
Recuperar senha