O serviço de vigilância sanitária estabelece ações de rotina com o objetivo de proteger e promover a saúde da população. Julgue os itens seguintes quanto aos aspectos referentes à vigilância sanitária.
(1,0)
Inspeção sanitária é a avaliação de estabelecimentos, produtos e condições ambientais e de trabalho na área de abrangência da vigilância sanitária, com julgamento de valor da situação.
Salões de beleza, saunas, clubes e escolas devem oferecer serviços seguros e de qualidade e estão sujeitos à fiscalização da vigilância sanitária. Os riscos que esses estabelecimentos podem oferecer são classificados como riscos institucionais.
Cabe ao setor de vigilância epidemiológica, e não ao serviço de vigilância sanitária, controlar os riscos decorrentes de tratamento médico e uso de serviços de saúde.
Cabe à vigilância sanitária controlar os riscos ambientais, como, por exemplo, os relativos a consumo de água, uso de mananciais hídricos, esgoto, poluição do ar e do solo e lixo - doméstico, industrial ou hospitalar.
A vigilância sanitária tem grande importância nas cidades grandes, dadas as características de crescimento populacional e consumo, mas é dispensável em cidades pequenas e em ambientes agrícolas.
A vigilância epidemiológica tem por finalidade a detecção e a prevenção de doenças e agravos transmissíveis e de seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos, estatísticas e normas para as ações a serem realizadas.
Quanto a esse assunto, julgue o item.
O sarampo é uma doença viral pertencente ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível via aerossóis e extremamente contagiosa. O período de infecção dura cerca de sete dias, iniciando-se com o período prodrômico, quando surge a febre, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia.
A notificação compulsória da síndrome respiratória aguda grave associada a coronavírus deve ser feita em até 48 horas, apenas para a Secretaria Municipal de Saúde.
Após o diagnóstico de tuberculose em um paciente, as medicações que fazem parte do esquema de primeira escolha para o tratamento da patologia são rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
No que diz respeito às normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acerca de biossegurança e gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, julgue o item que se segue.Como medida primária, a higienização das mãos previne a transmissão de microrganismos pelas mãos desde que sejam observados três elementos essenciais: agente tópico com eficácia antimicrobiana; técnica adequada e no tempo preconizado; e adesão regular no seu uso nos momentos indicados.
Considerando as disposições da Lei Orgânica Municipal de São Cristóvão, julgue o item a seguir. A execução de serviços de vigilância epidemiológica e sanitária e a promoção de ações de prevenção e controle de morte materna estão previstas entre as atribuições do município de São Cristóvão relacionadas à saúde.
Julgue o item a seguir, à luz da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), instituída pela Resolução n.º 588/2018 do Ministério da Saúde.
A PNVS tem como diretriz abranger ações voltadas à saúde pública, com intervenções coletivas prestadas por serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, em saúde ambiental e em saúde do trabalhador, nos pontos de atenção, exceto na atenção terciária.
Com base na legislação federal que regulamenta o exercício profissional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE), julgue o próximo item. Embora desejável, é facultativa a presença de ACE na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental.
A diretriz da PNVS pertinente à integração das práticas e dos processos de trabalho restringe-se à vigilância epidemiológica e à vigilância sanitária.
Julgue o item subsequente, acerca de aspectos políticos, sanitários e epidemiológicos da saúde pública brasileira. Propor critérios, parâmetros e métodos para a execução de ações municipais de vigilância sanitária é uma atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
No que se refere ao Sistema de Vigilância em Saúde e à Política Nacional de Vigilância em Saúde, julgue o item subsequente. O Sistema de Vigilância em Saúde é classicamente dividido nestas quatro áreas: área epidemiológica, área sanitária, área de alimentos e área ambiental.
Recuperar senha