(1,0)
No que se refere à saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS),tratados na Constituição Federal de 1988 (CF) e na legislaçãobrasileira - Lei n.o 8.142/1990, Lei n.o 8.080/1990 e NormaOperacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 1/2002 -,julgue os itens subsequentes.
Segundo a CF, as instituições privadas poderão participar do SUS de forma complementar, mediante contrato de direito público ou consórcio, sendo vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, salvo nos casos previstos em lei.
Devido aos riscos de contaminação por doençasinfectocontagiosas, medidas devem ser adotadas como forma deprevenção, uma vez que na prática fonoaudiológica há exposiçãoa microrganismos presentes nas mucosas oral, nasal e auditiva, nasaliva e no sangue. A respeito desse assunto, julgue os itens quese seguem.
No Brasil, as vacinas recomendadas para os profissionais de saúde são as que previnem contra a hepatite B, o sarampo, a difteria e a tuberculose.
Quanto à atuação do fonoaudiólogo na saúde pública, julgue os itens seguintes.A portaria GM n.º 154/2008 formalizou a criação de Núcleos de Apoio à saúde da Família (NASF) para atuarem em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF). Segundo esta portaria, o NASF será constituído por equipes compostas apenas por médicos e enfermeiros, a fim de diagnosticar de forma mais eficaz os problemas de saúde das comunidades.
Quanto à atuação do fonoaudiólogo na saúde pública, julgue os itens seguintes.De acordo com o SUS a unidade básica de saúde (UBS) deve ser centro de atenção integral, a pessoa e a coletividade através de ações de promoção de saúde (prevenção, terapêutica e reabilitação).
O Brasil é um país com muitas diferenças regionais. O Pacto pela Saúde, que trata da consolidação do SUS e aprova as suas diretrizes operacionais, visa alcançar maior efetividade e redefinir responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. A Portaria n.o 2.073/GM/2004 instituiu a política de atenção à saúde auditiva, e a Portaria n.o 587/2004 determinou que as secretarias de estado da saúde dos estados adotem as providências necessárias à organização e implantação das redes estaduais de atenção à saúde auditiva.De acordo com a Portaria n.o 587/2004, é obrigatório o preenchimento pelos serviços de atenção à saúde auditiva, nas média e alta complexidades, do formulário de seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), que deverá ser anexado ao prontuário do paciente.
“O campo tácito da saúde coletiva deveria centrar-se na promoção da saúde ambiental, que contemplaria tanto a saúde humana quanto a dos ecossistemas, de maneira uníssona, visto que, em uma realidade globalizada e complexa, tornou-se impossível pensar essas duas dimensões em separado.”(Machado, C. J. S.; Ramos, R. R. Ciência, saúde coletiva, meio ambiente e sociedade. Jornal da Ciência, n. 13 (2010).)Sobre saúde ambiental, assinale a afirmativa INCORRETA.
As taxas de mortalidade são quocientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.A taxa de mortalidadeI. geral é calculada dividindo-se o número de óbitos concernentes a todas as causas, em um determinado ano, pela população naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por 100.II. infantil é calculada dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 1 ano pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por 1000.III. por causas é calculada dividindo-se o número total de óbitos pela população exposta naquele ano e, a seguir, multiplicando-se por 1000.Sobre as taxas de mortalidade, está correto o que se afirma APENAS em
O acompanhamento pré-natal tem como objetivo verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal. Diversos estudos brasileiros constataram que o número de consultas realizadas no pré-natal tem relação direta com o grau de escolaridade das mães. Com relação a estes estudos, as variáveis analisadas foram obtidas de que sistema de informação?
De acordo com o Caderno de Informações de Saúde do DATASUS, o grupo de agravos responsável pela maioria dos óbitos na faixa etária entre 15 e 19 anos no território nacional, no ano de 2006, foi o referente às:
"A saúde bucal transcende a dimensão meramente técnica do setor odontológico, integrando a saúde às demais práticas da saúde coletiva" (Ministério da Saúde). Com base na citação, o enfermeiro, como integrante da equipe multiprofissional, contribui para educação da população
As epidemias e doenças infecciosas, que eram as principais causas de morte entre os jovens há cinco ou seis décadas atrás:
Recuperar senha