(1,0)
Em relação a informações epidemiológicas, assinale a alternativa correta.
De acordo com os conceitos básicos de epidemiologia, é correto afirmar que
Sobre quando pode ser considerado o Vínculo Epidemiológico, analise os itens abaixo:
1. Possibilidade de transmissão do agente infeccioso entre casos confirmados da doença
2. Animais não susceptíveis
3. Animais localizados ou não em uma mesma exploração pecuária
4. Uma movimentação animal
5. A proximidade geográfica que não permita o contato entre doentes e susceptíveis
6. A presença de outros elementos capazes de carrear o agente infeccioso.
Estão CORRETOS
O isolamento e a identificação do agente causador de uma doença infecciosa é um recurso importante não só para o conhecimento epidemiológico dessa doença, mas também para a implementação de medidas terapêuticas e preventivas, quando possíveis. Em relação aos microrganismos bacterianos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.( ) A coloração de Gram é a técnica mais frequentemente empregada para corar as bactérias. ( ) Essa coloração (Gram) permite distinguir as bactérias esféricas (cocos) das alongadas (bacilos). ( ) As bactérias Gram-negativas apresentam coloração vermelha. ( ) A composição química da parede é importante para a definição da fixação ou não dos corantes de Gram. ( ) Bactérias Gram-positivas são patogênicas, ao contrário das Gram-negativas.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que corresponde à denominação adotada para o papel representado pelos mosquitos hematófagos na transmissão da leishmaniose visceral.
As doenças diarreicas agudas correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais. Em relação a tais doenças, assinale a afirmativa INCORRETA.
Qual das alternativas abaixo apresenta a resposta CORRETA para uma infecção intestinal causada por nematódeos, que, nos casos de infecções leves, pode apresentar-se assintomática, porém clinicamente pode apresentar um quadro gastrointestinal agudo caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e flatulência?
O protozoário que fica aderido à mucosa intestinal do hospedeiro, é flagelado e existe sob as formas de cisto e trofozoítos, sendo o cisto a forma infectante encontrada no ambiente, denomina-se
Qual das seguintes doenças pode ser causada tanto por vírus como por bactérias?
São doenças que estão relacionadas a águas contaminadas, principalmente após enchentes, exceto:
Na prática da defesa sanitária animal, os recursos utilizados são dimensionados de acordo com a frequência de ocorrência das doenças. Assim, é necessário caracterizar as diferentes regiões de trabalho como indene, endêmica, epidêmica ou pandêmica. Diante disso, região endêmica para a brucelose significa:
No processo de vigilância epidemiológica de agravo à saúde em uma população, há necessidade de realização de investigações epidemiológicas para melhor conhecimento da situação existente. Desse modo, dos itens abaixo, NÃO caracteriza a investigação epidemiológica:
O agente, o hospedeiro e o meio ambiente, são elementos fundamentais que constituem o processo epidêmico. É importante considerá-los em conjunto, para se estabelecer os níveis em que deverão ser adotadas as medidas objetivando-se o controle e erradicação de determinada doença que esteja ocorrendo em dada população animal. Neste contexto, assinale a alternativa que possui apenas características do agente biológico e em particular os de caráter infectocontagioso, que contribuem para que ele possa persistir em determinado sistema ecológico.
No Brasil, o vírus da raiva apresenta sete variantes antigênicas (AgV) distintas. O trabalho a ser desenvolvido pelos serviços de vigilância de zoonoses deve considerar a situação epidemiológica de cada região e estado, quanto à presença da(s) variante(s) circulante(s), para determinar as medidas de controle a serem tomadas. Essas medidas pressupõem que
Recuperar senha