(1,0)
No processo de teste de software, uma das metas consiste em demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos, e outra, em descobrir falhas ou defeitos no software que apresenta comportamento incorreto. Quanto aos processos de teste de software, julgue o próximo item.
O teste de integração geralmente é um processo de teste de caixa-preta no qual os testes são derivados da especificação do sistema, cujo comportamento pode ser determinado por meio do estudo de suas entradas e saídas.
Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified modeling language) é uma linguagem visual para especificar, documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, julgue o item a seguir.
Na convenção de notação usada na UML, a chamada por mensagens assíncronas é representada no diagrama de sequência por meio de seta cheia (não pontilhada).
O processo unificado (PU) é um processo iterativo para a análise de projetos orientados a objetos, no qual o trabalho e as iterações são organizados em três fases principais: concepção, elaboração e construção.
Acerca de engenharia de requisitos, julgue o item subsequente.
A especificação de requisitos permite, em determinado momento, revelar o que o sistema irá realizar no que se refere às funcionalidades, sem definir, nesse momento, como as funcionalidades serão implementadas.
O levantamento de requisitos é realizado ao final da primeira versão de um protótipo, para se definir, junto aos envolvidos no processo, quais são as premissas básicas para o início do entendimento das funcionalidades desejadas.
A verificação de requisitos tem por objetivo analisar se os modelos construídos estão de acordo com os requisitos definidos. Por sua vez, a validação de requisitos visa assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas por tais requisitos.
Com relação à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.
As atividades do gerenciamento de requisitos incluem a análise e a negociação, a qual visa garantir que todos os requisitos do sistema tenham sido declarados de modo não ambíguo, sem inconsistências, omissões e erros.
No PU, a elicitação de requisitos do sistema de software iniciase na fase de concepção.
Julgue o seguinte item a respeito de qualidade de software.
O plano de garantia de qualidade de software, os documentos, padrões e guias a serem utilizados, as ferramentas, técnicas e metodologias de apoio e quem deve exercer o controle dessa qualidade estão normatizados pela ISO.
Na análise por pontos de função (APF), as funções podem ser do tipo transação e do tipo dados. Nas funções do tipo transação, são manipulados os arquivos de interface externa (AIE) bem como os arquivos lógicos internos (ALI).
Na validação de requisitos - parte integrante da especificação desses requisitos -, é correto o uso de diagramas da UML, tais como diagrama de classes, de casos de uso e de interação.
Embora a criação de uma sequência ilustrada de telas por meio de programas de desenho gráfico seja útil para a identificação de alguns requisitos do software, ela não é considerada uma atividade de prototipação por não envolver o uso de uma linguagem de programação.
De acordo com os conceitos, modelos e diagramas da UML (unified modeling language), julgue os próximos itens.Diagrama de caso de uso, diagrama de sequência, diagrama de comunicação, diagrama de atividades e diagrama de classes são diagramas comportamentais da UML.
Julgue os itens a seguir acerca de análise e projeto orientados a objeto.Se uma subclasse herdar características de duas ou mais superclasses, ocorrerá uma herança múltipla.
Acerca de estimativas e métricas de software, julgue os itens subsequentes.Story point é uma técnica que estima o tamanho de uma story para comparar com outras stories de tipo similar.
Recuperar senha