(1,0)
Em relação a requisitos de sistemas, considere:
I. O modo como um sistema deve reagir a certas entradas e o comportamento em que o sistema deve ter em certas situações e, em alguns casos, especificar o que o sistema não deve fazer, são chamados de requisitos não-funcionais. II. As restrições aos serviços ou funções de um sistema, como, por exemplo, processos de desenvolvimento ou utilização de padrões, são requisitos de funcionamento do sistema ou requisitos funcionais. III. Requisitos que vem do domínio da aplicação do sistema e refletem características ou restrições para aquele domínio são chamados de requisitos de domínio e podem ser requisitos funcionais e/ou não-funcionais. Está correto o que se afirma em
Sistema que incorpora conhecimento de um determinado tipo de aplicação e pode produzir sistemas ou fragmentos de sistema no domínio. O reuso foi particularmente bem sucedido em sistemas de aplicações de negócios.
Qual opção abaixo corresponde à descrição anterior?
Duas equipes de desenvolvimento de software diferentes obtiveram os seguintes resultados durante sua fase de teste:
- a equipe A encontrou 345 erros, por mês, nos testes de software de um sistema antes da entrega; - a equipe B encontrou 184 erros, por semana, nos testes de software de um sistema antes da entrega. Considerando-se que o mês de trabalho teve 30 dias e a semana 7 dias, tratando-se de indicadores de desempenho e avaliação,
As alternativas a seguir apresentam condições para a manutenção da qualidade de serviços e produtos de Tecnologia da Informação, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre os itens que devem ser incluidos em uma estrutura preliminar para um plano de qualidade de software, considere:
I. Uma introdução ao produto, contendo uma descrição do produto, seu mercado pretendido e as expectativas de qualidade do produto. II. Planos do produto, com datas críticas de release e responsabilidades para o produto, junto com os planos para a distribuição e prestação de serviço do produto. III. Descrições de processo. Os processos de desenvolvimento e serviço são padrões que devem ser usados para o gerenciamento e desenvolvimento de produto. IV. Os riscos mais importantes que podem afetar a qualidade do produto e as ações que devem ser tomadas ao lidar com eles. É correto incluir os itens:
Considere o excerto a seguir:
A engenharia de software pode ser considerada uma tecnologia, com métodos e ferramentas próprios, estruturada em camadas, do ponto de vista sistêmico. A abordagem sistêmica da engenharia de software deve se apoiar num compromisso organizacional com a qualidade que leve à cultura de um processo contínuo de aperfeiçoamento, e é essa cultura que, em última análise, leva ao desenvolvimento de abordagens cada vez mais efetivas. A camada de base em que a engenharia de software se apoia é I e o “adesivo” que mantém unidas as camadas, estruturadas segundo a visão sistêmica, é o I I . As lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
O CMMI é uma abordagem para a melhoria de processos. Existem duas representações do CMMI, a representação contínua e a representação por estágios. A representação contínua é projetada para permitir à empresa focar em processos específicos que deseja melhorar em função de suas prioridades. A avaliação pela representação contínua mede a capacidade da empresa em relação a um ou mais processos. Existem quatro níveis de capacidade, que são, respectivamente,
De acordo com o Guia Geral MPS de Software:2012, qual das alternativas abaixo NÃO faz parte do perfil de processos atribuídos ao nível de maturidade D (Largamente Definido) do Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW)?
A UML é utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Um de seus diagramas é usado como técnica para descrever lógica de procedimento, processo de negócio e fluxo de trabalho.Esse diagrama, de várias formas, desempenha um papel semelhante aos fluxogramas, mas a principal diferença entre esse diagrama e a notação de fluxograma é que o diagrama suporta comportamento paralelo. O diagrama citado é o de:
Um diagrama da UML mostra um processo de negócio ou um processo de software como um fluxo de trabalho por meio de uma série de ações. Pessoas, computadores ou componentes de software podem executar essas ações.
Seu uso pode descrever os processos de vários tipos, como: I. Um processo de negócios ou um fluxo de trabalho entre usuários e o seu sistema. II. As etapas executadas em um caso de uso. III. Um protocolo de software, ou seja, as sequências permitidas de interações entre os componentes. IV. Um algoritmo de software. Este diagrama é chamado de Diagrama de
Embora BPMN e UML tenham abordagens diferentes em relação à modelagem de processos de negócios, diagramas UML que modelam o comportamento dinâmico podem ser usados na modelagem de alguns processos de negócio, como os diagramas de__I__ e de___II___ .
As lacunas I e II são correta e respectivamente preenchidas com:
O objetivo principal da Análise de Pontos de Função é:
Na especificação de requisitos de um software há os requisitos funcionais e os não funcionais. A confiabilidade representa um tipo de requisito não funcional, e como os demais requisitos desse tipo, há diversas métricas que auxiliam em sua medição. Um tipo de métrica aplicada na medição da confiabilidade é
Uma vez que um sistema tenha sido instalado e seja usado regularmente, inevitavelmente surgirão novos requisitos que, então, deverão ser avaliados pela gerência de requisitos. Dentre os motivos do surgimento de novos requisitos, considere:
I. Após a instalação, o ambiente técnico e de negócios do sistema sempre muda. Como exemplo, um novo hardware pode ser introduzido, pode ser necessário fazer a interface do sistema com outros sistemas, as prioridades do negócio podem mudar etc. II. As pessoas que pagam por um sistema e os usuários desse sistema raramente são os mesmos. Clientes do sistema impõem requisitos devido a restrições orçamentárias e organizacionais, os quais podem entrar em conflito com os requisitos do usuário final, e, após a entrega, novos recursos podem ser adicionados. III. Geralmente, sistemas de grande porte têm uma comunidade de diversos usuários, com diferentes requisitos e prioridades, que podem ser conflitantes ou contraditórios. Está correto o que se afirma em
Em uma das etapas da Engenharia de Requisitos há a preocupação em se observar a especificação produzida, visando verificar que os requisitos tenham sido declarados, por exemplo, sem ambiguidades.
O texto refere-se à etapa de
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