(1,0)
Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
O gerente de uma empresa privada demitiu um funcionário porque desconfiava que ele havia desviado dinheiro da empresa. Nessa situação, o empregado despedido pode impugnar o ato de demissão mediante mandado de segurança.
Com relação a assistência de enfermagem à saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.
Em empresas que lidam com substâncias não-divulgadas em função do segredo industrial, o trabalhador tem acesso limitado às informações e deve assumir opções próprias e o ônus de quaisquer danos à saúde que venham a ocorrer. Nesse caso, a enfermagem do trabalho limita-se a atuar nas situações de atendimento emergencial.
Entre as provas funcionais indicadas para os candidatos ao trabalho estão a dinamometria - medida da força de preensão - e a tonometria - medida da tensão intra-ocular.
Cabe ao auxiliar de enfermagem do trabalho realizar visitas domiciliares e(ou) hospitalares nos casos de acidentes ou de ausências prolongadas do trabalhador.
Dadas as características do local de trabalho, a assistência de enfermagem do trabalho deve-se limitar ao atendimento emergencial do trabalhador na empresa.
Tendo em vista que, no cotidiano do trabalho dentro de uma empresa, o profissional de enfermagem é demandado a atender situações emergenciais desencadeadas por problemas de saúde e riscos a que estão expostos os trabalhadores, julgue o item subsequente.As artérias carótidas e femorais são fontes imprecisas para se detectar uma parada cardíaca por meio da apalpação.
Tendo em vista que, no cotidiano do trabalho dentro de uma empresa, o profissional de enfermagem é demandado a atender situações emergenciais desencadeadas por problemas de saúde e riscos a que estão expostos os trabalhadores, julgue o item subsequente.A cianose, evidenciada pela cor escura presente nos lábios e nas unhas do paciente, é um dos indícios de parada respiratória.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.Mariana, servidora pública, tem entre suas atribuições a tarefa de prestar atendimento ao público. Muitas vezes, por estar assoberbada de trabalho interno, Mariana, embora forneça informações corretas, tem má vontade e trata as pessoas sem cortesia no atendimento. Nessa situação, a conduta de Mariana é considerada ética, pois ela oferece informações fidedignas e sua descortesia é justificada pela sobrecarga de trabalho.
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética relativa à ética no serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada.Sueli, servidora pública, apresenta bom desempenho e tem boas relações interpessoais no trabalho. Devido a seus vínculos de amizade no ambiente de trabalho, Sueli, algumas vezes, acoberta irregularidades, de diversas naturezas, praticadas por determinados colegas. Nessa situação, a conduta de Sueli é antiética, pois privilegia aspectos pessoais em detrimento de aspectos profissionais e da ética no serviço público.
Ricardo é servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo na administração pública federal. Nessa situação, Ricardo tem direito a décimo terceiro salário, a repouso semanal remunerado e a que a duração do seu trabalho normal não seja superior a quarenta horas semanais.
Recuperar senha