(1,0)
Em relação aos sintomas clínicos e à inflamação pulpar, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, relata que não tem dormido à noite devido à dor forte e intensa na região do dente 25. O exame clínico mostra uma restauração insatisfatória de amálgama no dente 25. Os testes térmicos evidenciam a vitalidade pulpar. O exame radiográfico mostra que a lâmina dura do dente está intacta.
Após a abertura coronária, a polpa
O cirurgião-dentista da equipe de um Centro de Especialidades Odontológicas − CEO recebeu um paciente que relatava “problemas na gengiva” e foi encaminhado ao CEO por um profissional da Atenção Básica com referência de “lesão periodontal a esclarecer”. O profissional do CEO, observou que a profundidade da bolsa periodontal à sondagem era de 5 mm e que o paciente apresentava perda óssea angular e horizontal em vários dentes. Tais sinais são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
O cirurgião-dentista de uma unidade de saúde recebeu um usuário que, referiu sensação de dente crescido, com dor localizada e permanente. Ao teste de palpação apical no referido dente, o usuário relatou sensibilidade. Os testes térmicos indicaram ausência de resposta ao frio e ao calor. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
Paciente procurou um serviço odontológico, relatando sensibilidade no dente 47. Ao realizar o teste térmico de vitalidade pulpar nesse dente, o profissional constatou que o paciente referia sintomas de aumento da dor pelo calor e alívio pelo frio. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando com a eliminação do fator estimulante. O dente radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta que deverá ser admitida.
Paciente com 54 anos de idade, sexo feminino, apresenta abscesso na região apical do dente 12, com a presença de fístula. A sondagem periodontal indica maior profundidade ao redor do dente 12 que nos demais dentes anteriores. O exame radiográfico mostra um defeito ósseo angular na face mesial da raiz do dente 12. Em casos como este, a lesão endoperiodontal resulta da difusão de bactérias entre os tecidos pulpar e periodontalI. pela fístula.II. pela furca.III. pelos canais acessórios laterais.IV. pelo forame apical.Está correto o que consta APENAS em
Condição assintomática gerada a partir da câmara pulpar e/ou conduto, com sentido centrífugo, havendo um aumento da luz da cavidade pulpar por reabsorção da dentina circundante. O fator etiológico é desconhecido, havendo um fator precipitante especulativo, representado por uma alteração vascular no tecido pulpar, redundando numa reação inflamatória com tecido de granulação. Tal condição é
Segundo S. Cohen, no retratamento endodôntico, a remoção da guta-percha para se obter acesso à área apical, através de solventes, é obtida mais facilmente com
Paciente adulto compareceu ao consultório, indicado pelo protesista, para retratamento endodôntico do dente 36, que necessitava de coroa protética em razão de uma fratura das cúspides da face vestibular. Ao exame clínico, não havia dor à percussão, nem à palpação; ausência de edemas e periodonto normal. Ao exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico insatisfatório em todos os aspectos.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Julgue o item a seguir, relativo ao abcesso dento-alveolar agudo, patologia endodôntica comum no atendimento endodôntico emergencial.
Em casos de dente com cavidade pulpar exposta ao meio bucal, a drenagem via canal é facilitada, pois a lesão se comunica diretamente com o forame apical.
Com relação ao correto diagnóstico e tratamento clínico de pacientes, julgue os itens a seguir.O pólipo pulpar é decorrente de inflamação crônica hiperplásica e da grande capacidade de defesa da polpa de dentes de indivíduos de meia idade com ápice completamente formado.
Uma paciente de trinta anos de idade, na vigésima oitava semana de gravidez, foi atendida em consultório odontológico apresentando gengivite, lesões de cárie extensas nas faces proximais dos quatro incisivos superiores, com imagens radiolúcidas próximas às respectivas câmaras pulpares, porém assintomáticos, ausência dos primeiros molares superiores, segundos molares superiores restaurados em resina composta na face oclusal, raízes residuais nas regiões dos dentes 34, 35, 36, 37, 44, 45 e 46, e dente 47 com remanescente coronário mésio-vestibular, porém extensa destruição coronária distolingual, com invasão de espaço biológico. Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o item seguinte.Uma vez assintomáticos, o diagnóstico provável para os quadros clínicos dos quatro incisivos superiores é o de necrose pulpar.
Em situações clínicas de dentes tratados endodonticamente, com grande destruição coronária, é necessária a utilização do sistema de retenção intrarradicular, como por exemplo, a cimentação de pino de fibra de vidro translúcido. Acerca desse assunto, julgue o seguinte item.
A utilização de pinos intrarradiculares pré-fabricados estéticos flexíveis, em dentes anteriores, diminui o risco de fratura radicular pelo fato de que eles reforçam a porção coronária debilitada, conduzindo parte das tensões recebidas pela coroa às suas raízes.
A hemofilia e a doença de von Willebrand (DVW) são as coagulopatias hereditárias mais comuns. Julgue o item a seguir, referente aos cuidados nos procedimentos odontológicos em pacientes que apresentem essas doenças.
Nos tratamentos endodônticos que requeiram a técnica anestésica do bloqueio do alveolar inferior, é necessária a reposição dos fatores de coagulação.
Recuperar senha