(1,0)
A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área radiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado. Os efeitos indesejáveis geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Dentre esses efeitos indesejáveis, os mais frequentes são:
Os danos produzidos pela radiação nos materiais decorrem basicamente de: deslocamentos atômicos e mudanças em nível molecular. Com base nessas informações, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).I. Nos metais pode ocorrer efeito fotoelétrico.II. Nos metais ocorrem defeitos no reticulado cristalino.III. Nos tecidos vivos podem ocorrer rupturas na cadeia do DNA.
Com relação aos efeitos radiobiológicos, assinale a alternativa correta quanto aos efeitos estocásticos.
Considerando os efeitos biológicos das radiações, assinale a alternativa que indica o limiar (dose mínima) necessário ao surgimento de um efeito estocástico das radiações.
Sobre efeitos biológicos provocados pela radiação ionizante, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com os efeitos biológicos das radiações, analise as afirmativas a seguir.I. As reacões teciduais resultam de dose alta e somente surgem acima de certa dose, chamada dose limiar, cujo valor depende do tipo de radiação e do tecido irradiado.II. Os efeitos estocásticos são alterações que surgem em células normais, sendo os principais o câncer e o efeito hereditário.III. O mecanismo de ação direta, quando a radiação interage diretamente com as moléculas importantes como as de DNA, podendo causar desde mutação genética até morte celular.Assinale:
Recuperar senha