(1,0)
O princípio educativo do sistema de ensino em seu conjunto foi, é e continuará sendo o trabalho, que se estabelece em seu aparecimento como suporte da escola primária, em sua evolução e diversificação, e inclina-se a determinar a sua unificação, no encadeamento das tecnologias avançadas.As ações educativas decorrem do caráter de intencionalidade existentes nas instituições educativas.A ação educativa, de cunho pedagógico, fundamenta-se exatamente na formulação de objetivos sócio/políticos/educativos e na elaboração de estruturas de viabilização organizativa e metodológica da educação, tendo em vista dar uma direção ao processo educacional, de forma...
Relacione o nome do pensador em educação às respectivas ideias educacionais.1. Rousseau2. Frobel3. Dewey ( ) Por meio de jogos e brincadeiras, as crianças têm uma evolução espontânea, sendo o professor um estimulador do desenvolvimento.( ) O método científico deve subsidiar o trabalho em sala de aula, partindo do pressuposto de que o fazer é o caminho mais viável para o aprender.( ) As crianças deveriam viver o máximo de tempo possível em um estado “natural" de inocência, dando à infância um valor próprio.Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
“[...] Anísio Teixeira é um dos principais responsáveis pela introdução de elementos no Brasil. [...] Anísio Teixeira endossa que educar é uma atividade política. E o filósofo brasileiro procura na sugestão e na produção de experiências a fonte para que valores e conhecimentos possam ser trabalhados com estudantes dentro de uma instituição de ensino. Cabe, portanto, ao educador contribuir para o aprimoramento da vida [...]"NOGUEIRA JR, Renato. Aprendendo a ensinar: uma introdução aos fundamentos filosóficos da educação, 2009.De acordo com o texto, o ensino de história:
As escolas de altas culturas filosóficas como a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles foram criados:
No século XVII afirma-se um modelo de pedagogia explicitamente epistemológico e socialmente engajado, representado especialmente na área norte-européia onde mais se observaram os ideais culturais da Idade Média difundido sobretudo por:
No que se refere às lutas de curta distância, de média distância e de longa distância, assinale opção correta.
Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”. Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:
“Todos os ambientes devem ser desenhados de forma a promover a socialização e a integração entre indivíduos com diferentes condições físicas, mentais e sensoriais, de modo a não segregar ou excluir as pessoas”.
Adaptado de DISCHINGER, Marta (et al.). Desenho universal nas escolas: acessibilidade. SME, Florianópolis: Prelo, 2004. pág. 157.
Assinale a opção que identifica corretamente os direitos promovidos por uma arquitetura acessível no trecho citado.
A valorização dos profissionais da educação é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas redes públicas do Brasil. No caso das políticas de valorização dos profissionais do magistério, recomenda-se:
A filósofa Marilena Chauí na apresentação “Os trabalhos da memória” do livro Memória e Sociedade: lembranças de velhos de Ecléa Bosi inicia afirmando: “O velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele. Esta, acredito, é a sua tese, Ecléa”. E, ao mesmo tempo indagando: “Por que temos que lutar pelos velhos? Mas, se os velhos são os guardiões do passado, por que nós é que temos de lutar por eles?”. A resposta às indagações de Marilena Chauí sobre o porquê da luta social pelos velhos está
Diskin e Roizman (2021) mencionam a importância do compromisso com a prática dos pilares explicitados no “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência”.
São considerados pilares para uma cultura de paz, exceto:
A pedagogia é, etimologicamente, a condução das crianças. A configuração da pedagogia moderna, bem como a concepção geral de escola que a acompanha, dependeram de uma mudança de postura cultural e afetiva em relação às crianças. Um marco nessa mudança é o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que atribui a elas um modo de existência próprio.Em relação a esse modo de existência, segundo Rousseau, a criança é um:
A educação escolar garante não apenas a aprendizagem em um sentido restrito, mas ainda é capaz de produzir desenvolvimento e ampliar as potencialidades humanas de professores e alunos. Todo esse processo se dá a partir das relações que se estabelecem na sala de aula. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Atualmente, as experiências educacionais indicam que a escola deve promover entre seus alunos o exercício da plena cidadania e da participação. Essa participação deve ser baseada em uma educação de valores, consubstanciados por alguns fundamentos. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A existência de regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade.
II. As regras existentes na escola devem viabilizar a convivência interna e com a sua comunidade, sendo claras e conhecidas por todos.
III. As regras devem ser vivenciadas coletivamente, como busca de alternativas para problemas enfrentados no cotidiano escolar.
IV. A participação na elaboração de regras é parte de uma vivência mais ampla de todos no contexto escolar e na comunidade.
A epistemologia, por tratar da origem do conhecimento, é um campo vasto de estudo das várias áreas, inclusive na área pedagógica. O conhecimento tem um papel central em qualquer teoria da aprendizagem ou educacional. A questão fundamental é: como o ser humano constrói seu conhecimento? Ou ainda: o que é aprender? O que é conhecer? Como se relacionam aprender e conhecer? O que é necessário para aprender um assunto completamente novo? Como se passa de um conhecimento mais simples para um mais complexo?No que diz respeito aos pressupostos epistemológicos de toda teoria educacional, é possível constatar basicamente três diferentes formas de representar a relação ensino-aprendizagem:
Recuperar senha