Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Nutricional x
#244880
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.

A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.

#244879
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A educação nutricional é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. Sobre os fatores relacionados à adesão às orientações nutricionais, é correto afirmar:

#244878
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação às etapas de uma intervenção em alimentação e nutrição voltada para grupos, assinale a alternativa correta.

#244877
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quando o nutricionista organiza reunião com um grupo de pacientes portadores da mesma patologia, e em sua dinâmica visa à apreensão e avaliação do conteúdo discutido a respeito da referida doença, ele está realizando:

#244876
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócioculturais dos alimentos. É correto afirmar que a alimentação saudável nas escolas deve ser promovida com base em

#244875
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um dos modelos teóricos utilizados na EAN é o modelo transteórico. De acordo com o estágio de mudança em que o grupo esteja, a intervenção deve ter um foco diferente. Em uma intervenção sobre alimentação saudável em que o estágio dos participantes seja o de preparação, o foco da intervenção deve ser

#244874
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as atividades do nutricionista que atua no ambiente escolar, está a de desenvolver projetos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Na base curricular das escolas, a EAN deve

#244873
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação da prática, no conjunto de iniciativas de EAN que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemplem os diversos setores (BRASIL, 2012). De acordo com as propostas apresentadas no Marco de Referência de EAN para as políticas públicas, considere as seguintes afirmativas:

1. O conceito de Educação Alimentar e Nutricional foi adotado ao invés do conceito de Educação Nutricional ou Educação Alimentar, para que o escopo de ações abrangesse desde os aspectos relacionados ao alimento e alimentação, os processos de produção, abastecimento e transformação até os aspectos nutricionais.

2. A EAN, desenvolvida no escopo das ações públicas, requer articulação intra e intersetorial, e a parceria com os diferentes segmentos da sociedade, tais como instituições educacionais, organizações não governamentais, organizações internacionais, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, entidades filantrópicas, conselhos de políticas públicas e outras instâncias de participação e controle social e da sociedade civil como um todo.

3. A comunicação no contexto da EAN, para ser efetiva, deve ser pautada em alguns elementos como: construção partilhada de saberes, de práticas e soluções; busca de soluções contextualizadas; formação de vínculo entre os diferentes sujeitos que integram o processo; relações horizontais; entre outros.

4. A EAN deve ser concebida a partir de um referencial metodológico que preveja um processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação.

Assinale a alternativa correta.

#244872
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A educação nutricional engloba o conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, utilizando diferentes abordagens educacionais. Documento que define o conjunto de políticas públicas propondo respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação:

#244871
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre o tema Educação Alimentar e Nutricional-EAN, analise as afirmativas abaixo:
I. A melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição é o principal resultado que deve ser esperado da EAN. II. As estratégias de EAN devem considerar que o comportamento alimentar é influenciado por fatores cognitivos, psicológicos, situação sócio-econômica, normas sociais, padrões culturais, além da cadeia alimentar e da disponibilidade de profissionais especializados (recursos humanos). III. O suporte social recebido durante a modificação do comportamento alimentar é a motivação intrínseca que contribui para mudança de comportamento.
É CORRETO afirmar que

#224991
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) alia diferentes saberes e práticas para o desenvolvimento de ações que promovem hábitos alimentares saudáveis. Para a realização de tais ações, é necessário definir os seguintes elementos didáticos:

(1) Conteúdos

(2) Método de ensino

(3) Recursos do processo de ensino-aprendizagem

(4) Objetivos

Relacione cada um dos elementos didáticos aos conceitos e princípios que lhes são constituintes.

( ) Humanos, materiais, visuais, auditivos e audiovisuais.

( ) Comportamentos dos educandos.

( ) Atividade, forma de raciocínio, ligação com o indivíduo, fatos e forma de obtenção e comunica- ção dos resultados.

( ) Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais.

A sequência correta é

#224990
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A adoção de um conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) considera aspectos que contemplam sua evolução histórica e política no Brasil. EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, dentro do contexto:

#224989
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação ao Conteúdo Programático inserido no Planejamento de Programas para Educação alimentar, assinale a alternativa correta.

#224988
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Qual é o objetivo principal do nutricionista como educador em alimentação e nutrição?

#224987
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Nutricional
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em relação à educação nutricional, assinale a alternativa INCORRETA.