Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física no Ambiente Escolar x
#246073
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na observação do espaço escolar, Salvador e Alves (in Monteiro e Cupolillo, 2011) analisam que a escola ainda possui características cartesianas. Na busca da superação deste paradigma, os autores desenvolvem a hipótese de que a Educação Física pode promover transformações no espaço escolar atuando contra a naturalização da competitividade exacerbada e jogos de cunho excludente, os quais valorizam em demasia habilidades motoras em desacordo com a capacidade da faixa etária. Nesse sentido, tais atividades nas aulas deveriam conter:

#246072
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Hildebrandt-Stramann (2009) afirma que as experiências são reações da ação efetiva e que somente pela ação efetiva as experiências se tornam próprias e são incorporadas pelos aprendizes.

Sabendo disso, o professor de Educação Física deve garantir que, nas aulas, haja possibilidade dos aprendizes

#246071
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No livro Educação Física aberta à experiência (2009), o autor Hildebrandt-Stramann apresenta algumas teses para que os leitores compreendam o que se entende por experiência.

A primeira tese afirma que o movimento orientado na experiência é autêntico.

Isso significa que

#246070
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O desenvolvimento das capacidades físicas é um objetivo importante para o desenvolvimento integral dos alunos e pode ser alcançado ao mesmo tempo em que as diferentes manifestações da cultura corporal são estudadas nas aulas de Educação Física.

Avaliar o progresso dos alunos em relação ao desenvol- vimento das capacidades física é uma tarefa que cabe ao professor.

Para avaliar a evolução dos alunos nesse quesito, é importante que o professor se lembre que sempre haverá diferenças nos resultados entre os alunos porque eles possuem características genéticas e experiências anteriores

#246069
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um dos problemas que afetam a relação professor-aluno é o distanciamento entre eles. O professor, ao tornar-se adulto, corre o risco de esquecer como as crianças pensam, se comunicam e expressam suas ideias.

Para superar esse distanciamento, recomenda-se que o professor de Educação Física, que trabalha com crianças,

#246068
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando a sistematização das situações de ensino- aprendizagem na Educação Física a partir da abordagem da cultura corporal de movimento, assinale a alternativa correta sobre o que essa sistematização deve enfatizar.

#246067
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.

Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando:

#246066
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

#246065
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

#246064
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a

#230916
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considerando a sistematização das situações de ensino- aprendizagem na Educação Física a partir da abordagem da cultura corporal de movimento, assinale a alternativa correta sobre o que essa sistematização deve enfatizar.

#230915
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.

Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando:

#230914
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

#230913
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

#230912
Concurso
. Concursos Diversos
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Educação Física no Ambiente Escolar
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a