Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#140485
Concurso
Prefeitura de Porciúncula-RJ
Cargo
Profissional de Educação Física
Banca
GUALIMP
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de marcos que são realizações, em que cada habilidade adquirida prepara a criança para lidar com a próxima. Esse processo inicia e apresenta uma sequência, como o controle da cabeça e da mão, chegando à locomoção. O início do desenvolvimento motor se dá pela inter-relação dos domínios cognitivos e motores e as práticas culturais podem influenciar o ritmo no início do desenvolvimento motor. Sobre o desenvolvimento motor e sua relação em programas de Educação Física, é CORRETO afirmar que:

#140484
Concurso
Prefeitura de Porciúncula-RJ
Cargo
Profissional de Educação Física
Banca
GUALIMP
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A prescrição, orientação e supervisão para a prática de atividade física são importantes porque no exercício físico sempre existe alguma expectativa de benefício (físico, psicológico, social, etc.) que, para ser alcançado, necessita de um mínimo de conhecimento técnico, uma vez que envolve alguma dose de risco (risco social de exclusão; risco psicológico de frustração e, principalmente, risco físico de lesão, fadiga e até morte). Há sete princípios que norteiam o planejamento e a prescrição de exercícios físicos visando ao condicionamento físico e à saúde. Relacione os princípios de treinamento citados a seguir com suas respectivas características.

(1) Princípio da Adaptabilidade. (2) Princípio da Especificidade. (3) Princípio da Continuidade. (4) Princípio da Sobrecarga. (5) Princípio da Reversibilidade. (6) Princípio da Individualidade Biológica. (7) Princípio da Progressividade.
⃣ Um indivíduo é diferente do outro. Algumas pessoas são naturalmente mais flexíveis (talento natural para ioga, ginástica), outras são mais fortes (facilidade para musculação, escaladas) e outras têm maior potência aeróbia (predisposição para corridas, natação). ⃣ Exercícios específicos produzem incrementos específicos. Treinar flexibilidade melhora a flexibilidade, não a força. Treinar força de pernas não melhora a força dos braços. ⃣ Para produzir melhoras é preciso aumentar a carga. A Carga de trabalho é o somatório da quantidade de trabalho (volume = duração + frequência + repouso) com a qualidade do trabalho (Intensidade = tipo de esforço). ⃣ O corpo se adapta às cargas a que é constantemente submetido. Portanto, depois de algumas semanas levantando 10 vezes um peso de 3 kg, o corpo se adapta e passa a levantar o mesmo peso 12, 15 ou mais vezes ou então passa a ser capaz de fazer as 10 repetições agora com 4 kg. ⃣ A sobrecarga deve ser aplicada sem saltos, gradativamente, para garantir os benefícios e prevenir lesões ou acidentes. ⃣ Os benefícios decorrem da prática. Os resultados para o condicionamento são cumulativos, não ocorrem na prática intermitente. ⃣ Se não houver continuidade perdem-se os ganhos obtidos. O tempo para voltar ao estágio inicial é, em média, de 1/3 do tempo de treinamento. Exemplo: O aluno começou o programa aeróbio caminhando 4 km em 1 hora. Em 9 meses já estava caminhando 7 km em 1 hora. Parando o treinamento, aproximadamente em 3 meses ele volta à condição inicial.

A sequência CORRETA é:

#140483
Concurso
Prefeitura de Porciúncula-RJ
Cargo
Profissional de Educação Física
Banca
GUALIMP
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Podemos definir “medida” como:

    #140482
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O idoso deve ter um nível de capacidade física suficiente para realizar as suas atividades diárias, tomar parte ativa em atividades recreativas e diminuir o risco de aumentar ou piorar as consequências do envelhecimento. Sobre a prescrição de exercícios físicos para idosos, é INCORRETO afirmar que:

    #140481
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    As capacidades físico-motoras do organismo humano de realizar tarefas cotidianas que podem variar de leves a extenuantes, com otimização e eficácia aceitáveis, são denominadas qualidades físicas. Durante a prescrição de exercícios físicos para qualquer indivíduo é necessário reconhecer tais qualidades para desenvolvê-las no organismo. Uma forma de se reconhecer uma Qualidade ou Valência Física é pelo fato da mesma ser passível de desenvolvimento ou melhora a partir da realização de exercícios ou atividades físicas sistemáticas. O desenvolvimento das qualidades ou valências físicas irá conduzir o organismo humano a otimizar a sua aptidão física. Sobre tais qualidades físicas, é INCORRETO afirmar que:

    #140480
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Um estilo de vida ativo em adultos está associado a uma redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas bem como a uma redução da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

    #140479
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Joffre Dumazedier, em seus estudos sobre o lazer, realizou uma tentativa de enquadramento das vivências no tempo disponível, a partir de características comuns, demarcadas por um interesse central. Tal estudioso propôs que as experiências de lazer estariam “encaixadas” nos seguintes conteúdos: Interesse físico, Interesse artístico, Interesse prático, Interesse intelectual, Interesse social. Sobre os conteúdos de interesse social, é CORRETO afirmar que:

    #140478
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Na dança, as criações podem ser coletivas ou individuais, quando nomeamos o criador de coreógrafo. Vários fatores influenciam na criação de danças, como o estilo, a temática, o acompanhamento rítmico (que pode ou não ser uma música), os dançarinos (faixa etária, sexo, quantidade, nível técnico), e a intenção da coreografia (peça artística, festividade escolar, imitação de um filme, manifestação folclórica, acompanhamento de banda musical, etc.). Analise as afirmativas a seguir a respeito do processo coreográfico.

    I - Experimentar movimentos livremente ao som da música, tendo as ideias da coreografia como inspiração, é um bom laboratório para seleção de movimentos. Essa dinâmica pode ser proposta individualmente, em duplas ou em grupos, propondo desafios que serão atentamente observados pelo professor. II - A seleção dos movimentos é parte fundamental da coreografia. É nela que se concentra a garantia do significado a que se propõe a dança, a coerência temática com a expressividade dos alunos (o senso estético da expressão), a harmonia das formas, da coordenação e do conjunto, no caso de grupos. III - Alguns recursos podem ser fundamentais para uma montagem coreográfica, possibilitando melhor dinamismo, apuro estético e até facilitando a memorização e execução por parte dos dançarinos. Um desses recursos é a apresentação da coreografia na forma uníssono, ou seja, quando os dançarinos dançam passos iguais em momentos diferentes e sucessivos (por exemplo, a “ola” na arquibancada de futebol). IV - O início e a finalização da coreografia são dois momentos que merecem especial atenção do professor, podendo ser elaborados por formas corporais ou deslocamentos de entrada e saída.

    Estão CORRETAS as afirmativas:

    #140477
    Concurso
    Prefeitura de Porciúncula-RJ
    Cargo
    Profissional de Educação Física
    Banca
    GUALIMP
    Matéria
    Educação Física
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O Conselho Nacional de Saúde (CNS), através da Resolução nº. 287 de 08 de outubro de 1998, reconheceu a educação física como profissão da saúde de nível superior, que juntamente com outras categorias profissionais, pode desenvolver atendimento individual e interdisciplinar na promoção, proteção e recuperação da saúde. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

    I - A atividade física pode ajudar na recuperação física e motora do indivíduo. O processo se dará pelo exercício dos músculos, aos poucos, para retomar as condições normais. II - Após uma lesão, é importante que o treino seja individualmente preparado para evitar novos acidentes e permitir o desenvolvimento da musculatura de maneira simétrica. Além disso, deve ser feita uma avaliação criteriosa e entender os limites do indivíduo. III - Os exercícios físicos podem auxiliar na reabilitação de pessoas com deficiência. A oportunidade da prática de atividades físicas para elas é de extrema eficácia porque com algumas adaptações poderão estimular o bem-estar físico, psicológico e social. IV - Os objetivos dos exercícios físicos na reabilitação de pessoas com deficiência é promover maior independência em atividades do dia a dia e fazer com que elas deixem de ser deficientes, assegurando a elas uma maior participação na vida social.

    Estão CORRETAS as afirmativas:

      #140476
      Concurso
      Prefeitura de Porciúncula-RJ
      Cargo
      Profissional de Educação Física
      Banca
      GUALIMP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      A fisiologia do esforço compreende o entendimento dos processos que permitem manter a performance atlética em condições extremas de temperatura, altitude ou até mesmo de profundidade. Analise as afirmativas a seguir assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

      ⃣ A menor densidade do ar na altitude oferece maior resistência ao movimento em alta velocidade e os desempenhos de curta duração não são afetados. ⃣ Os desempenhos de corrida de distância são afetados de forma adversa na altitude em decorrência da redução da PO2, a qual causa uma diminuição da saturação de hemoglobina e do VO2máx. ⃣ As pessoas se adaptam à altitude produzindo maior quantidade de eritrócitos para contrabalançar a dessaturação causada pela menor PO2. ⃣ Alguns atletas apresentam um aumento do VO2máx enquanto treinam na altitude e outros não. Isso pode dever-se ao grau de treinamento do atleta antes dele ir para uma altitude elevada.

      A sequência CORRETA é:

      #136813
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Professor de Educação Básica II - Educação Física
      Banca
      VUNESP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      A rotina de trabalho de um certo professor de Educação Física escolar consiste na realização de exames biométricos em seus alunos, na aplicação de testes de condicionamento físico (início, meio e fim do ano letivo) e na transmissão de conteúdos que mostram ao aluno as modificações no corpo humano decorrentes da prática do treinamento esportivo e da preparação para competições.
      Essa rotina de trabalho caracteriza a tendência pedagógica da Educação Física denominada de

      #136746
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Professor de Educação Básica II - Educação Física
      Banca
      VUNESP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Leia o seguinte trecho, extraído de Darido (2003), a respeito da abordagem pedagógica da Saúde Renovada na área da Educação Física, e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas. “[...] uma das principais preocupações da comunidade científica na área da Educação Física e da saúde pública é levantar alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de __________ associados à falta de __________.”

      #136745
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Professor de Educação Básica II - Educação Física
      Banca
      VUNESP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Castellani Filho (1998) menciona que o Decreto nº 69.450/71, que regulamentava a LDB nº 5.692/71, estabelecia que a prática de Educação Física era facultada ao aluno que comprovasse trabalhar mais de 6 horas por dia. Segundo ele, isso reforçava a lógica de que

      #136744
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Professor de Educação Básica II - Educação Física
      Banca
      VUNESP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Ao elaborar o planejamento anual, o professor de Educação Física sabe que deve contemplar objetivos de natureza conceitual, atitudinal e psicomotora relativos ao desenvolvimento dos estudantes.
      Assinale a alternativa que expressa um objetivo de natureza atitudinal ligado ao desenvolvimento da cidadania.

      #136743
      Concurso
      Prefeitura de Rio Claro-SP
      Cargo
      Professor de Educação Básica II - Educação Física
      Banca
      VUNESP
      Matéria
      Educação Física
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0)

      Ao iniciar o ano letivo, o professor de Educação Física solicitou que cada turma elegesse dois colegas para representá-los nas reuniões em que o planejamento das aulas seria realizado. Também disse à turma que não basta eleger representantes, se não conversarem com eles a respeito de suas necessidades e interesses.
      Relacionando essa situação com o que as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica afirmam sobre o projeto político pedagógico da instituição educacional, é correto dizer que o professor agiu