Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Matéria: Educação Física x
#26488
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Valter Bracht argumenta não ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática

#26487
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

As manifestações orgânicas, a médio e longo prazos, em função da obesidade que envolve crianças, adolescentes e adultos jovens, indicam a propensão a doenças, tais como: diabete do tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças da vesícula biliar, câncer de mama pós-menopausa, osteoartrites do joelho, dores nas costas, dentre outras. Uma das maneiras mais concretas de intervenção nessa realidade ocorre através da prevenção. Do ponto de vista da ação do professor de Educação Física que atua no ambiente escolar, um objetivo eficaz para intervir nessa crítica realidade é

#26486
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0)

No ensino dos conteúdos, durante as aulas de Educação Física, há sempre valores morais em jogo, tais como: a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito, dentre outros. Portanto, ensinar um determinado movimento, habilidade ou fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino, é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência social. Para Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que seguem a seguinte ordem de desenvolvimento:

#26485
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

As apresentações de composições coreográficas dentro e fora do espaço das escolas colaboram na construção da autoestima dos alunos. 

PORQUE 

As apresentações são resultado da capacidade técnica e criativa do professor para elaborar coreografias. 

Considerando as afirmações acima, conclui-se que

#26484
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

As danças tradicionais estão inseridas nas histórias dos povos e estabelecem um elo profundo com a contemporaneidade. O movimento corporal constitui memória viva de saberes e fazeres e está impregnado nas emoções do dia a dia. Está em DESACORDO com tal perspectiva o seguinte objetivo:

#26483
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

A aula de dança na escola possui interseções com a psicomotricidade, pois esse campo do conhecimento também

#26482
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um professor de dança convidou um grupo de Maracatu da comunidade para apresentação na escola, interessado em reunir professores de outras áreas de conhecimento para elaborar um projeto de trabalho em conjunto.

PORQUE

O trabalho de Dança-Educação deve envolver, na teoria e na prática, propostas interdisciplinares, ampliando um universo de experiências para o aluno, a partir dos 
estímulos da dança.

A esse respeito, conclui-se que

#26481
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

No início do desenvolvimento psicomotor, começa também o processo de socialização, visto que, através da relação e da comunicação com o outro, é que a criança se desenvolve e se socializa. Essa informação é importante para o processo de ensino-aprendizagem em dança, pois, para que a socialização do indivíduo aconteça de forma qualitativa, é necessário consolidar, sobretudo, a(s)

#26480
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

“Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de ‘consciência’ perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor”. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma:

#26479
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Muitas manifestações das denominadas danças populares brasileiras têm sua origem na religiosidade dos povos africanos e indígenas, representada intensamente por danças consagradas e perpetuadas ao longo do tempo. Porém, contingências históricas e políticas abafaram as possibilidades plenas de expressão e comunicação desses povos. Qual posicionamento é INADEQUADO para que a Dança-Educação contribua para tal mudança?

#26478
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O ensino de conteúdos de qualquer área de conhecimento deve incorporar-se à prática de vida do aluno, numa interação constante com a realidade. Nesse contexto, ao selecionar conteúdos para um programa de Dança-Educação, o professor leva em consideração que o aluno deve ser preparado para se expressar corporalmente com temas que oportunizem a

#26477
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O estudo de Laban incluía os fatores de movimento, tais como: corpo, esforço, espaço e relações, na descrição das ações corporais. Entretanto, para que esse processo de notação não fosse considerado como um fim em si mesmo, propiciando ao executante uma consciência ampliada do próprio movimento, Laban preconizava uma série de ações. Está em DESACORDO com as premissas de Laban:

#26476
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A preparação de dançarinos virtuosos para a montagem de espetáculos para a Corte, a criação da Academia Real de Dança, a organização de uma escola de movimentos com passos e posições codificados por Pierre Beauchamps definiram as bases do academismo da dança. As referências de movimentos predeterminados e técnicas de movimento que perduram até os dias de hoje servem de base para várias modalidades de dança. Nessa perspectiva, é um fator determinante na composição da dança clássica o fato de o 

#26475
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0)

Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor. 
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e 
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo

#26474
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃOse inclui