(1,0)
Considerando que o professor de Educação Física atua, predominantemente, sobre o corpo em movimento, qual dentre as afirmativas abaixo, expressa a concepção de corpo que fundamenta a ação pedagógica em Educação Física, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Para Marcellino, a incorporação do prazer dentro do processo educacional não significa a renúncia do esforço, da disciplina e da concentração. Até porque, parafraseando Rubem Alves, “é justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária... é só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender”. Pensando no princípio da inclusão, a Educação poderá ser concebida como
Nos ciclos finais do Ensino Fundamental, cada vez mais vem consolidando-se a necessidade de especificar-se o ensino através de aprendizagens específicas. Tomando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, durante a aprendizagem específica, é importante que o aluno sinta-se
No contexto da escola, trabalhar com o ensino do movimento humano que remete à cópia e à imitação do movimento é
A avaliação que se caracteriza por fornecer, durante o processo de ensino e aprendizagem, dados para os ajustes das ações educativas, possibilitando tomadas de decisões por parte do professor, face à continuação do programa, é a
Arcos, bolas, cordas, bancos e equipamento de som são alguns recursos que garantem uma aula de Educação Física. Dada a peculiaridade da Educação Física, os materiais citados são
Quando o professor de Educação Física argumenta que o conteúdo de ensino por ele desenvolvido são as habilidades motoras, observa-se uma intervenção que, na história da Educação Física, representa a tendência
Considerando a proposta das concepções abertas, para que o ensino da Educação Física se torne uma realidade significativa para os alunos, o trabalho do professor deve atender a determinadas práticas metodológicas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.I - O professor prepara as situações de ensino de tal maneira que estimulem os alunos a agir reflexivamente. II - O professor fornece meios ideais para que os alunos, de maneira organizada e eficiente, cumpram objetivos determinados previamente. III - O professor permite que os alunos exerçam a própria vontade, observando as soluções por eles criadas.Está correto APENAS o que se afirma em
A baixa frequência de conteúdos da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica nas escolas não se deve apenas à falta de condições físicas para o seu desenvolvimento, mas, fundamentalmente, à (ao)
Os PCNs propõem uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, exigindo uma ressignificação em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.Quando um professor de Educação Física está ensinando, por exemplo, o conteúdo jogo e destaca, em sua intervenção, a valorização da reflexão sobre comportamentos não preconceituosos e não discriminadores, ele está evidenciando a dimensão
Analise as afirmações a seguirO movimento corporal presente na Educação Física se reestrutura a cada instante em função de dois aspectos: o Homem e o Mundo.PORQUEEle trabalha o Homem em sua totalidade, onde os seus movimentos corporais são relações estabelecidas entre o sujeito, o espaço e os outros.Analisando as afirmações acima, conclui-se que
A cultura possui um papel central na formação e na estruturação de conceitos orientadores das ações dos sujeitos no mundo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foram elaborados procurando respeitar a diversidade cultural e a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo.Nessa perspectiva, a Educação Física organizará seu trabalho a partir da ideia de que cultura é
Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, surgidas a partir do final da década de 1970, estão presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais?
“A padronização dos modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação imposta pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornando a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessidade” (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 82). Nesse sentido, a Educação Física pode e deve abrir um espaço de reflexão no ambiente escolar a partir do processo de ensino e de aprendizagem que lhe é inerente. Tal processo está ancorado, simultaneamente, em três componentes:
O jogo faz parte da dimensão lúdica da existência humana. Nesse sentido, o jogo é, antes de tudo, uma manifestação e uma construção
Recuperar senha